Cejusc realiza mutirões na Capital
Ações ocorreram entre os dias 26 e 29/6.
O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da Capital realizou, na última semana, mutirões em parceria com empresas do ramo imobiliário e com a Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo (Cohab). Em ambas as ações, foram registrados altos índices de acordos.
De 26 a 29/6 foi realizado o 2º Mutirão em parceria com a Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), com a participação das empresas Atua, Brookfield, Cury, Econ, Even, Gafisa E MRV. Das 99 sessões designadas, foram realizadas 68 com partes presentes – índice de 68,69% –, nas quais foram celebrados 28 acordos – 41,18% de conciliações. Os acordos alcançaram a cifra de R$ 1.207.597,60.
Na terça-feira (27), aconteceu o 5º Mutirão em parceria com a Cohab, no Posto do Cejusc instalado na sede da Prefeitura de São Paulo, com atuação da Procuradoria do Município para renegociação de dividas e/ou formalização de contratos. Foram convidadas 96 pessoas para a ação, sendo realizadas 35 sessões com as partes presentes, com 100% de conciliações. O total de valores acordados atingiu R$ 234.122,03.
Cejuscs
Os Cejuscs recebem demandas processuais e pré-processuais das áreas Cível e de Família. Não há limite de valor da causa e o atendimento é gratuito. O cidadão procura a unidade mais próxima e informa sua situação e o interesse em uma tentativa de acordo. Ele já sairá com a data e o horário em que deve retornar para a sessão de conciliação. A outra parte recebe uma carta-convite.
No dia marcado, conciliadores ou mediadores auxiliam os envolvidos a buscar uma solução para a demanda, tudo sob a supervisão do juiz coordenador. Se houver acordo, ele é homologado pelo magistrado e tem a mesma validade de uma decisão judicial.
Comunicação Social TJSP – WL (Texto) / AC (foto)