Presidente do TJSP visita fórum de Palmital e recebe título de cidadão

Judiciário é homenageado em Palmital.

 

        O presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Paulo Dimas de Bellis Mascaretti, esteve na Comarca de Palmital na última quinta-feira (29) para visitar o fórum e conhecer de perto o andamento da Justiça da cidade. No mesmo dia, Paulo Dimas e o juiz assessor chefe do Gabinete Civil da Presidência, Fernando Figueiredo Bartoletti, foram homenageados pelo Poder Legislativo, em cerimônia na Câmara, com os títulos de “cidadãos palmitalenses”.

        Dados de abril deste ano, mês em que a comarca recebeu 286 novos processos, mostram que Palmital, sob a responsabilidade do juiz Victor Garms Gonçalves, da 1ª vara e que responde pela direção do fórum, e do juiz Ricardo Baréa Borges, da 2ª vara, possui 15.117 feitos em andamento. Palmital integra a 5ª Região Administrativa Judiciária – Presidente Prudente (5ª RAJ), que tem como diretor o juiz Antonio Roberto Sylla.

        O presidente percorreu os cartórios e salas do fórum, cumprimentou todos os funcionários e conversou com juízes, autoridades e advogados locais. “Aqui há uma verdadeira família forense”, disse Paulo Dimas.

        Os Decretos Legislativos nºs 210 e 211 concederam a cidadania ao desembargador Paulo Dimas e ao juiz Fernando Bartoletti.  O presidente da Câmara de Palmital, vereador Rodolfo Mansoelli, homenageou os mais novos palmitalenses. “Por onde quer que estejam, saibam que nunca serão esquecidos pelos seus amigos e companheiros de trabalho”, declarou. “Recebam, doutos homenageados, o fraterno abraço dos irmãos palmitalenses, pois a partir de agora os senhores integram a nossa comunidade, e tenham certeza de que estamos felizes em tê-los.”

        O prefeito José Roberto Ronqui, que falou em nome dos moradores da cidade, afirmou que os dois galardoados são “homens de bem, que dedicaram suas vidas aos estudos e ao Poder Judiciário, primando sempre para que a Justiça chegue a toda população que dela necessita, independente da classe social que pertençam”.

        O deputado federal Capitão Augusto também prestigiou a solenidade. Segundo ele, “os magistrados são integrantes exemplares do Poder no qual depositamos as esperanças de ter um País melhor”. Já o vereador Francisco de Souza, escrevente aposentado do TJSP, falou em nome dos servidores e lembrou ilustres magistrados que receberam o título no passado, como Sebastião Luiz Amorim e Celso Luiz Limongi.

        Fernando Figueiredo Bartoletti judicou em Palmital entre os anos de 1993 e 1995, época em que foi juiz da 2ª vara e diretor do fórum. “Para aqueles que não sabem, aqui aportei, pela primeira vez, aos 5 anos, trazido por meu pai Oswaldo e por minha mãe Clio, isso pelos idos de julho de 1969, ao embalo do trem leito da saudosa Sorocabana, para passar as minhas primeiras férias escolares na Fazenda Cachoeira, no município vizinho de Platina, propriedade de meus Tios Elizeu Leão Bittencourt e Lilia de Figueiredo Bittencourt. Era muito cedo, 7h30 de uma manhã de muita neblina e frio. Tendo descido na estação ferroviária da Avenida Reginalda Leão, prontamente fomos recebidos com o carinho de sempre por minha tia Lilia, que hoje me honra com sua presença com seus quase 95 anos, e por meu tio Elizeu que certamente acompanha esta solenidade juntamente com meus pais e meus avós, lá de cima, em outra dimensão e para a qual todos nós seguiremos um dia.” Fernando Bartoletti agradeceu a homenagem: “Nós, juízes, quando somos agraciados com essa honraria pelos integrantes do Poder Legislativo, temos a certeza de que não passamos simplesmente pela comarca, mas sim fizemos parte da vida da comunidade e estamos sendo lembrados pelos bons atos que praticamos no exercício pleno de jurisdição”, afirmou.

        “Somos homenageados em nome do nosso Tribunal de Justiça”, disse o presidente Paulo Dimas. “Vamos trabalhar para que a população tenha acesso a um Poder Judiciário cada vez mais moderno e tecnicamente diferenciado.” Ele aproveitou a ocasião para saudar os servidores e magistrados da região: “unidos, vamos nos engajar para dar continuidade ao bom trabalho realizado na comarca”.

        Também participaram do evento o vice-prefeito, Julio Yamamoto; o juiz diretor da 5ª RAJ e do fórum de Presidente Prudente, Antonio Roberto Sylla; o juiz de Palmital Ricardo Baréa Borges; a juíza diretora do fórum de Assis, Mônica Tucunduva Spera Manfio; o juiz diretor do fórum de Palmital, Victor Garms Gonçalves; o presidente da 137ª Subseção da OAB Palmital, João Francisco Gonçalves Gil; os juízes da Comarca de Assis Adugar Quirino do Nascimento Souza Junior, Paulo André Bueno de Camargo e Silvana Cristina Bonifácio Souza; o chefe da Assessoria Policial Militar do TJSP, coronel PM Sérgio Ricardo Moretti; o comandante do 32º BPM/I, tenente coronel PM Enzo Bertão; os vereadores do município de Palmital André Fernando Basso, Ana Elisa Martins Elias da Silva, Christina Amaro Pereira, Homero Marques Filho, Kelly Cristina dos Santos Moço, Sebastião José Monteiro e Silvio César Evangelista de Oliveira; magistrados, integrantes do Ministério Público, Defensoria Pública, Advocacia, militares, civis, servidores e cidadãos palmitalenses.

        Mais fotos no Flickr.

 

        Comunicação Social TJSP – GA (texto) / RL (fotos)

        imprensatj@tjsp.jus.br

 

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP