TJSP participa de evento comemorativo ao 85º aniversário da Revolução de 32

Magistrados receberam a "Medalha Constitucionalista”.

 

        O presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Paulo Dimas de Bellis Mascaretti, prestigiou ontem (9) a cerimônia comemorativa ao 85º aniversário da Revolução Constitucionalista de 1932, realizada em frente ao Obelisco Mausoléu aos Heróis de 32, no Ibirapuera.

        A cerimônia teve início com a execução do Hino Nacional e, em seguida, houve a transmissão do Comando do Exército Constitucionalista. O Corpo de Bombeiros transportou urnas contendo cinzas de seis heróis de 32 e que foram conduzidas por cadetes da Academia de Polícia Militar do Barro Branco ao interior do Mausoléu, onde estão os corpos dos estudantes Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo, mortos no dia 23 de maio de 1932, cujas iniciais deram origem à sigla MMDC. Houve a chamada simbólica dos heróis, executada marcha fúnebre pelo 3º Batalhão de Policiamento de Choque (BPChq),e "Toque de Silêncio", por policial militar corneteiro. Todos os anos, veteranos do combate de 32 que foram sepultados em outros locais do País têm seus despojos transladados para o Mausoléu.

        Além de Paulo Dimas, prestigiaram a solenidade o governador Geraldo Alckmin; o comandante do Comando Militar do Sudeste, general de Exército João Camilo Pires de Campos; o prefeito de São Paulo, João Dória; o secretário de Segurança Pública, Mágino Alves Barbosa Filho; o secretário da Justiça e da Defesa da Cidadania, Márcio Fernando Elias Rosa; e o presidente da Sociedade Veteranos de 32 – MMDC, coronel Mário Fonseca Ventura. Autoridades e familiares dos combatentes acompanharam o cortejo e depositaram coroas de flores próximo ao túmulo do soldado jacente, estátua que representa os combatentes mortos na batalha.

        Ainda no mesmo evento, foram entregues condecorações ao desembargador integrante da 23ª Câmara de Direito Privado Sérgio Seiji Shimura, e ao juiz substituto em Segundo Grau Iasin Issa Ahmed. A “Medalha Constitucionalista” é oferecida a personalidades civis e militares que se destacam pelos relevantes serviços prestados a São Paulo e ao culto da Revolução Constitucionalista de 1932. Ao final, o desfile cívico militar com oficiais da Academia da Polícia, Cavalaria, Corpo de Bombeiros, e Guarda Civil Metropolitana, dentre outros, encerrou as atividades.

        Revolução de 32 – A Revolução Constitucionalista de 1932 foi um movimento armado ocorrido entre os meses de julho e outubro daquele ano, que tinha por objetivo a derrubada do Governo Provisório de Getúlio Vargas e a promulgação de uma nova Constituição para o Brasil. No total, foram 87 dias de combates, que totalizaram – oficialmente – 934 mortos, embora estimativas não oficiais reportem até 2.200 baixas.

 

        Comunicação Social TJSP – DI (texto) / KS (fotos)

        imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP