TJSP instala Cejusc em Salesópolis
Unidade é a 202ª em funcionamento no Estado.
O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo inaugurou, na última sexta-feira (28), o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da Comarca de Salesópolis, que funcionará no fórum da cidade (Rua Antonio Pereira de Souza, 30 – Centro). Essa é a 202ª unidade instalada no Estado e terá a coordenação do juiz Alexandre Miura Iura.
Participaram da solenidade o coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos e Cidadania (Nupemec) do TJSP, desembargador José Carlos Ferreira Alves; os desembargadores Luiz Fernando Salles Rossi e Roberto Galvão de França Carvalho; o prefeito de Salesópolis, Vanderlon Gomes de Oliveira; o 1º secretário da Câmara Municipal de Salesópolis, Edson Lopes; o juiz diretor do fórum e coordenador do Cejusc de Salesópolis, Alexandre Miura Iura; a promotora de Justiça Letícia Lourenço Pavani; a presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção de Jacareí, Ana Maria Ribeiro Pereira da Silva; o comandante da Polícia Militar de Salesópolis, 1º tenente PM Vladimir Uchoas Bittencourt; autoridades civis e público em geral.
Cejusc
Os Cejuscs atendem gratuitamente demandas processuais e pré-processuais das áreas Cível e de Família, que abranjam causas relacionadas a Direito do Consumidor, cobranças, regulamentação ou dissolução de união estável, guarda e pensão alimentícia, regulamentação de visitas, entre outras. Não há limite de valor da causa.
O interessado procura o Centro Judiciário para tentativa de acordo e sai com data e horário em que deve retornar para a sessão de conciliação. A outra parte recebe uma carta-convite. No dia marcado, conciliadores ou mediadores auxiliam os envolvidos a buscar uma solução para o problema, sob supervisão do juiz coordenador. Se houver acordo, ele é homologado pelo magistrado e tem a validade de uma decisão judicial.
Comunicação Social TJSP – VV (texto) / Divulgação (fotos)