Palácio da Justiça recebe exposição ‘Advocacia – Uma história de defesa e cidadania’

Mostra retrata os 85 anos da OAB SP.

 

        Foi inaugurada ontem (31) a exposição “Advocacia – Uma história de defesa e cidadania”, que poderá ser visitada no Salão dos Passos Perdidos do Palácio da Justiça, sede da Corte Bandeirante, até 8 de agosto. A mostra marca os 85 anos da Seção São Paulo da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB SP). O horário de visitação é das 9 às 19 horas, para advogados, e das 12h30 às 19 horas para o público em geral. A entrada é franca.

       “A Ordem homenageia aqueles que ajudaram a construir a história da instituição”, afirmou o presidente da OAB SP, Marcos da Costa. A exposição destaca a trajetória de 26 advogados e advogadas, notáveis por sua atuação nas mais variadas áreas do Direito. São profissionais que trabalharam em prol da classe dos advogados e da sociedade civil, seja na vida política, nas salas de aulas, nos tribunais, nos escritórios e até mesmo em linhas de frente, como combatentes da Revolução Constitucionalista de 1932. “Grandes homens e mulheres que deram sua contribuição à defesa da cidadania, dos direitos fundamentais e do Estado Democrático”, declarou Marcos da Costa.

        Para o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Paulo Dimas de Bellis Mascaretti, o evento foi um “momento de reverenciar tantas pessoas que lutaram e ainda lutam pela democracia e pela independência do Judiciário”. Segundo ele, a exposição frisa a importância do Direito e o legado deixado pelos homenageados. “Temos que ser protagonistas da História e protagonistas do Direito nesse momento tão difícil pelo qual passa o nosso País. Os homens de bem devem estar unidos”, ressaltou o presidente.

        Também estiveram presentes o vice-presidente do TJSP, desembargador Ademir de Carvalho Benedito; o presidente TRE-SP e do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais do Brasil (Coptrel), desembargador Mário Devienne Ferraz; o deputado federal Arnaldo Faria de Sá; o presidente do Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo, juiz Silvio Hiroshi Oyama; o defensor público-geral do Estado de São Paulo, Davi Eduardo Depiné Filho; o procurador-geral do Estado de São Paulo em exercício, José Renato Ferreira Pires; o presidente da Associação Paulista de Magistrados (Apamagis), desembargador Oscild de Lima Júnior; o presidente da Magiscred, desembargador Heraldo de Oliveira Silva; o pró-reitor de Cultura e Relações Comunitárias da Pontifícia Universidade Católica, desembargador Antonio Carlos Malheiros; o ex-presidente da Seção de Direito Privado do TJSP e ex-diretor da Escola Paulista da Magistratura, desembargador Fernando Antonio Maia da Cunha; os ministros José Gregori e Miguel Reale Júnior; o vice-presidente da OAB SP, Fábio Romeu Canton Filho; o membro honorário da OAB SP, conselheiro federal da instituição e vice-diretor da Escola Superior da Advocacia, Luiz Flávio Borges D’Urso; o 68º procurador de Justiça da Procuradoria de Justiça Criminal, Walter Tebet Filho, representando o presidente da Associação Paulista do Ministério Público; o presidente do Instituto dos Advogados de São Paulo, José Horácio Halfeld Rezende Ribeiro; desembargadores, juízes, integrantes do MP e da Defensoria Pública, advogados, servidores da Justiça e familiares dos homenageados.

        Serviço

        Mostra “Advocacia – Uma história de defesa e cidadania”

        Local: Palácio da Justiça – Salão dos Passos Perdidos (Praça da Sé, s/nº)

        Período: até 8/8

        Horário: 9 às 19 horas (advogados) / 12h30 às 19 horas (público em geral)

        Mais fotos no Flickr.

 

        Comunicação Social TJSP – GA (texto) / AC (fotos)

        imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP