TJSP promove campanha de doação de sangue no Complexo do Tatuapé
Próxima edição será no Foro Regional de Santo Amaro.
A Secretaria da Área da Saúde (SAS), em parceria com o Banco de Sangue Paulista, realizou hoje (2) a Campanha de Doação de Sangue no Tribunal de Justiça. A coleta aconteceu entre 9 e 16 horas no Centro de Visitação Assistida (Cevat), localizado no Complexo do Tatuapé, que compreende o Foro Regional, o Almoxarifado Central e o prédio de Gráfica/Oficinas. A iniciativa, de caráter itinerante, está na sexta edição e visa estimular a solidariedade e tornar habitual a prática da doação de sangue pela comunidade judiciária.
Funcionários e magistrados que preenchem os requisitos para a doação (veja abaixo) passam por cadastro e triagem clínica antes do procedimento. Uma equipe de médicos, enfermeiros e auxiliares das áreas Técnica e Administrativa do Banco de Sangue Paulista realizam o trabalho. A entidade também forneceu toda a estrutura necessária para a coleta (mobiliário, material, geladeira, lanches etc).
“A adesão à campanha tem sido grande. Na última edição, no Fórum João Mendes Júnior, houve 73 doações”, disse a funcionária da SAS 1 – Diretoria de Assistência e Promoção da Saúde, Daniella Augusta Helinsky Gonçalves. Ela explicou que os funcionários que fazem a doação recebem comprovantes e podem optar pela dispensa do dia de trabalho ou permanecer trabalhando e receber o crédito de 8 horas no banco de horas, referente a um dia de trabalho.
A coordenadora substituta e enfermeira do Banco de Sangue Paulista, Maria do Carmo Ferreira, esclareceu que o sangue coletado é analisado e posteriormente fornecido para os hemocentros de mais de 20 hospitais na cidade de São Paulo. “É a primeira vez que participamos dessa campanha. A doação é importante, pois os hospitais estão carentes do material. Essa iniciativa do Tribunal é muito valiosa para nós.”
A próxima unidade da Capital que receberá a campanha é o Foro Regional de Santo Amaro, em data a ser divulgada oportunamente.
Não pode doar sangue:
- Quem esteve gripado nos últimos sete dias;
- Fez endoscopia ou colonoscopia há menos de seis meses;
- Fez cirurgia há menos de seis meses;
- Passou por procedimentos dentários (avaliação caso a caso);
- Apresentou febre, diarreia, infecções ou tomou antibióticos há menos de quinze dias;
- Utilizou-se de medicamentos (avaliação caso a caso);
- Tomou vacina contra febre amarela ou SCR há menos de 30 dias;
- Tomou vacina contra tétano, gripe ou hepatite há menos de 48 horas;
- Fez tatuagem há menos de um ano;
- Fez piercing (avaliação caso a caso);
- Faz uso de drogas;
- Mulheres com peso inferior a 53 kg e homens com peso inferior a 50 kg;
- Usou medicamento Finasterida, para queda de cabelo;
- Viajou para a Região Norte do Brasil, África ou países da América do Sul (exceto Argentina, Chile e Uruguai);
- Menores entre 16 e 17 anos somente podem doar com autorização por escrito dos pais, em impresso próprio, e documentos de ambos.
Comunicação Social TJSP – DI (texto) / KS (fotos)