Desembargadores aposentados auxiliam Cejusc do Foro Regional Nossa Senhora do Ó

Duas equipes de desembargadores farão revezamento.

 

        A partir de hoje (3), e sempre às quintas-feiras, desembargadores aposentados integrantes do Grupo de Apoio à Justiça (GAJ) comandam audiências iniciais de conciliação em auxílio ao Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) do Foro Regional Nossa Senhora do Ó. Serão tratados processos ainda em fase inicial das varas cíveis e de Família e Sucessões.

        O GAJ é uma associação formada por desembargadores e juízes aposentados do TJSP que não possui fins lucrativos e também não apresenta cunho partidário ou político. A associação tem como objetivo contribuir com o aperfeiçoamento das carreiras jurídicas e administração da Justiça, entre outras atividades.

        Para a juíza titular da 2ª Vara Cível e coordenadora do Cejusc, Fernanda Mendes Simões Colombini, o auxílio é muito importante. “Acredito no trabalho do Cejusc e, quando a audiência é presidida por um “mediador especial”, um desembargador aposentado do TJSP, que empresta à causa sua grande experiência jurídica e de vida, cria-se um efeito positivo entre as partes envolvidas.” Ela explicou que, assim que a petição inicial é distribuída, o juiz, ao analisá-la, pode designar audiência de conciliação e mandar citar a parte requerida. “Se houver acordo no início da causa o litígio finda ali e a judicialização diminui”, disse a magistrada.

        O desembargador Pedro Cauby Pires de Araújo, integrante do GAJ, explicou que o grupo pretende melhorar o trabalho oferecido ao jurisdicionado. “Sentimo-nos na obrigação de ajudar o Tribunal e nos preocupamos com o jurisdicionado, para que recebam uma Justiça ágil, rápida e próxima. Por isso a nossa colaboração com os magistrados que estão na ativa, atuando na conciliação.”

        “Os desembargadores do GAJ são idealistas e amantes da Magistratura. Mesmo aposentados, trabalham de forma gratuita em prol da Justiça. Nossa meta é devolver ao Poder Judiciário tudo o que dele recebemos, pois tudo o que somos devemos à Justiça bandeirante”, afirmou o presidente do GAJ, desembargador Renzo Leonardi.

        Nesse primeiro dia de auxílio, também estiveram presentes os desembargadores aposentados Antonio Maria Lopes e Luiz Antonio Rodrigues da Silva. As audiências apresentaram percentual de 65% de acordos.

 

        Comunicação Social TJSP – DI (texto) / RL (fotos)

        imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP