Judiciário paulista participa da posse de Fábio Prieto

Solenidade foi na sede do TRE-SP.

 

         O presidente e o vice-presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, respectivamente, desembargadores Paulo Dimas de Bellis Mascaretti e Ademir de Carvalho Benedito, participaram na última sexta-feira (25), da sessão solene, presidida pelo desembargador Mário Devienne Ferraz, de posse como juiz efetivo do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) do desembargador federal Fábio Prieto, na classe juiz federal. A mesa condutora dos trabalhos, além do presidente Paulo Dimas, também foi composta pelo vice-governador do Estado, Márcio França, representando o governador; pelo senador José Serra; pelo ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes; pelo comandante militar do Sudeste, general João Camilo Pires de Campos e pelo procurador Regional Eleitoral Luiz Carlos dos Santos Gonçalves. Vários desembargadores e juízes também prestigiaram a cerimônia.

         O vice-presidente e corregedor Regional Eleitoral, desembargador Carlos Eduardo Cauduro Padin, foi o responsável por saudar o novo integrante do TRE-SP. Ele destacou o privilégio de fazer uso da palavra e enalteceu o empossando e sua célula familiar. Fábio Prieto é casado com a promotora de Justiça de Habitação e Urbanismo, Mabel Tucunduva Schiavo Prieto de Souza. Representando o Ministério Público Eleitoral, o procurador Luiz Carlos dos Santos Gonçalves destacou a importância da Justiça eleitoral que zela pela lisura do pleito e por quem merece ocupar o lugar de mandatário. Para o MPE, o novo integrante do TRE é talhado para a função por ser e ter a coragem de um grande juiz. Em nome da Ordem dos Advogados do Brasil de São Paulo, falou seu presidente Marcos da Costa, que destacou a importância da missão de Fábio Prieto no momento em que se aproximam as eleições de 2018. O novo juiz do TRE-SP se disse disposto a dar sua “modesta contribuição por meio do sistema de justiça, no qual estou inserido há décadas”.

         Fábio Prieto nasceu em Santos e concluiu o curso de Direito na Universidade Católica de Santos. Tomou posse como juiz federal em 1991. Em 1998, foi promovido, por merecimento, ao cargo de desembargador do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3). Foi presidente desse órgão no biênio 2012/2014. É especialista em Direito do Estado pela Faculdade de Direito do Largo de São Francisco (USP).

         Composição do TRE: De acordo com o artigo 120 da Constituição Federal, o TRE é composto por sete juízes, sendo dois desembargadores do Tribunal de Justiça (TJ), dois juízes de direito escolhidos pelo TJ, um juiz federal e dois advogados de notável saber jurídico e idoneidade moral, indicados pelo TJ e nomeados pelo presidente da República.

 

         Comunicação Social TJSP – RS (texto) / KS (fotos)

         imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP