TJSP informa: conheça o “Mães da Luz”
Iniciativa auxilia familiares de dependentes químicos.
Em razão do grande número de famílias que convivem com a dificuldade de tratamento para os dependentes químicos, o Tribunal de Justiça de São Paulo abre espaço para o projeto “Mães da Luz”, da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania que, desde 27 de junho, tem uma equipe de atendimento para os familiares de dependentes químicos na Rua Líbero Badaró, 119, no Centro de São Paulo, com o objetivo conscientizar as famílias não somente sobre a importância do tratamento, mas também do acompanhamento de parentes para a resolução desse grande mal – a dependência química –, que atinge toda a sociedade.
O serviço está disponível de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas, e até o momento, realizou 219 atendimentos e 95 internações. Ali, os familiares recebem todo o aporte necessário com orientações sobre como buscar o tratamento e acompanhamento para o dependente químico na rede pública de Saúde e de Assistência Social. Além disso, caso alguém tenha perdido contato com o seu familiar por causa do uso de drogas, o “Mães da Luz” conta com uma equipe para fazer a busca nos bancos de dados de outras pastas municipais para auxiliar na localização.
As mães e os familiares que procuram o projeto são incentivados a participar de grupos de apoio, de auto e mútua ajuda, gratuitos e já existentes no município, para serem orientados sobre as etapas do tratamento, estabilização e reinserção social, atingindo, assim, uma melhor qualidade de vida. Quando o familiar entende que a dependência química é uma doença, ele colabora e ajuda muito na recuperação.
“Muitas famílias não sabem que a dependência de drogas é uma doença que atinge uma grande parcela da população e que não escolhe classe social. Pela falta de conhecimento, os familiares, por vezes, sentem culpa, vergonha, medo e não sabem como agir com as consequências da dependência. Ficam doentes os que usam a droga e os que convivem com o dependente”, afirma a secretária municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Eloisa Arruda.
Serviço: “Mães da Luz”
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas
Local: Rua Líbero Badaró, 119 – Centro – São Paulo
N.R.: texto originalmente publicado no DJE de 30/8/17.
Comunicação Social TJSP – RS (texto) / Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (foto)