PMs que integram Patrulha da Paz em Sorocaba participam de capacitação

Programa é fruto de parceria entre TJSP e PM.

 

        Policiais militares que integram o programa “Patrulha da Paz”, em Sorocaba, participaram, no último dia 25, de evento de capacitação. A iniciativa, uma parceria entre o Poder Judiciário e a Polícia Militar paulista, tem a finalidade de garantir o cumprimento das medidas protetivas concedidas às mulheres vítimas de violência doméstica.

        Os PMs que atuam na patrulha fazem visitas às vítimas de violência e elaboram relatórios com detalhamento de informações. "Os policiais militares passam a ir até a casa da vítima e do agressor para verificar se essas medidas estão sendo efetivamente cumpridas, ou seja, para fiscalizar o cumprimento da medida protetiva", explicou o juiz Hugo Leandro Maranzano, do Juizado Especial e da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Sorocaba e diretor da 10ª Região Administrativa Judiciária (RAJ). A Vara de Violência Doméstica da comarca concedeu, nos últimos dois anos, cerca de  753 medidas protetivasàs vítimas de violência no âmbito familiar.

        Psicólogas e representantes de entidades que integram a rede de assistência (Cerav – Cerem – CIM-Mulher) apresentaram técnicas de abordagem aos policiais que atuam naPatrulha da Paz e divulgaram um documentário sobre violência doméstica. Os PMs deram sugestões para ampliação dos serviços, como, por exemplo, a divulgação dos atendimentos desenvolvidos pelo Centro de Valorização da Vida (CVV).

Estiveram presentes o juiz Hugo Leandro Maranzano; o comandante do 7º BPM/I, tenente-coronel Mello; oficiais e soldados das cinco Companhias da Polícia Militar de Sorocaba; o comandante do 40º BPM/I – Votorantim, tenente-coronel Gracco; oficiais e soldados do 50º BPM/I – Itu; representantes do Centro de Referência da Mulher (Cerem); do Centro Especializado de Reabilitação dos Agressores em Violência Doméstica (Cerav); e do Centro de Integração da Mulher de Sorocaba (CIM-Mulher).

        O programa Patrulha da Paz está em atividade há mais de três anos e tem produzido excelentes resultados. A experiência exitosa da iniciativa demonstra, de forma eficiente, como prevenir a prática reiterada de violência doméstica por seus agressores, dando efetividade ao cumprimento da ordem judicial de afastamento.  

        *Com informações da 10ª RAJ.

 

        Comunicação Social TJSP – AM (texto) / 10ª RAJ (fotos)

         imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP