Desembargador Borges Pereira recebe homenagem no TJSP

Magistrado participou da última sessão antes da aposentadoria.

 

        Na tarde de hoje (5), magistrados, familiares e amigos do desembargador José Ruy Borges Pereira lotaram a sessão da 16ª Câmara de Direito Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo para homenagear o magistrado, que participava de sua última sessão antes da aposentadoria. A competência jurídica, a visão humanitária e a generosidade foram enfatizadas pelos colegas como grandes características do homenageado.

        O desembargador Gilberto Leme Marcos Garcia afirmou ser uma honra presidir a sessão em data tão especial. “Aprendi a admirá-lo pelo preparo jurídico, pela simpatia e, mais que tudo, pela humildade. Por isso foi sempre um juiz tão querido pelas comarcas em que passou”, disse, dirigindo-se ao colega. Em seguida, Borges Pereira recebeu uma placa em sua homenagem, ofertada pelos colegas da Câmara, composta também pelos  desembargadores Newton de Oliveira Neves, Otávio Augusto de Almeida Toledo, Guilherme Nucci e Osni Assis Pereira.

        O presidente da Corte, desembargador Paulo Dimas de Bellis Mascaretti, contou que ele e Borges Pereira ingressaram no Judiciário paulista no mesmo concurso. “Depois de tantos anos, ainda alimentamos nossos sonhos da construção de um Judiciário forte, independente e respeitado.” Paulo Dimas também destacou a dedicação do homenageado à Magistratura: “Cumpriu sua missão com uma carreira sólida e de sucesso”.

        O vice-presidente do TJSP, desembargador Ademir de Carvalho Benedito, lembrou que ambos atuaram na Comarca de Guarulhos em períodos próximos. “Borges Pereira deixou sua marca e é querido por onde passou, em razão da capacidade de distribuir Justiça.” O presidente da Seção de Direito Criminal, desembargador Renato de Salles Abreu Filho, e o presidente da Seção de Direito Privado, desembargador Luiz Antonio de Godoy, também compareceram representando suas seções. “Seja muito feliz, juntamente com sua família”, disse Renato de Salles. “Com certeza, seu futuro será bem traçado. Desejo-lhe sucesso e saúde”, afirmou Luiz Antonio de Godoy.

        Também fizeram uso da palavra os desembargadores Newton de Oliveira Neves, Otávio Augusto de Almeida Toledo, Alex Tadeu Monteiro Zilenovski, Ligia Cristina de Araújo Bisogni e Edison Aparecido Brandão; e o procurador de Justiça Paulo Jurici.

        Emocionado, Borges Pereira agradeceu a todos e destacou que palavras não poderiam sintetizar sua emoção. “Sinto-me muito honrado por pertencer ao Poder Judiciário de São Paulo. Defendo a Justiça Bandeirante, pois sei quem são os homens que a compõem. Foram 44 anos de profissão em que atuei com integridade.”

        Também participaram da homenagem o desembargador Gilberto Pinto dos Santos; o juiz assessor da Corregedoria Geral da Justiça, Airton Pinheiro de Castro, representando o corregedor; o juiz assessor da Vice-Presidência, Daniel Issler; o procurador de Justiça Franco Caneva Júnior; o pai do homenageado, José Borges Pereira; a esposa, Debora Ligia Grazioli Borges Pereira; o irmão, Mauricio Carlos Borges Pereira; os filhos José Ruy, Cindy Lauren, Rodrigo, Lygia e Martha; parentes e amigos; funcionários do gabinete; servidores e advogados.

 

        Trajetória José Ruy Borges Pereira nasceu na Capital paulista em 1956. Formou-se bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP), turma de 1981. Ingressou na Magistratura em 1983. Atuou em Ribeirão Preto, São Bernardo do Campo, Santa Fé do Sul, Monte Alto, Guarulhos e em São Paulo. Em 2006, tornou-se desembargador do TJSP.

 

        Comunicação Social TJSP – DI (texto) / RL (fotos)

        imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP