SAS inicia terceira edição do programa “Quem Canta Seus Males Espanta”
Curso tem 40 participantes de diversos fóruns.
O Tribunal de Justiça de São Paulo, por meio da Secretaria da Área da Saúde (SAS), iniciou ontem (14) a terceira edição do programa Quem Canta Seus Males Espanta – Conhecendo, desvendando e soltando a voz para uma vida melhor. Inscreveram-se para o projeto 40 servidores de diversos fóruns da Capital. Serão três meses de aulas semanais, às quintas-feiras, no auditório da SAS.
O objetivo é promover o bem-estar dos funcionários por meio de atividade musical não artística. A iniciativa propicia novas ferramentas para o desenvolvimento individual por meio da prática em grupo, como redução do estresse, melhora da autoestima, autoconhecimento, comunicação e expressão dos participantes pelas técnicas vocal e musical.
Na primeira aula houve a apresentação dos participantes e o preenchimento de questionário para indicar o estilo musical de cada um. Em seguida, foram realizados exercícios vocais para potencializar e dar qualidade à voz dos integrantes, que também receberam a cartilha “Cuidados com a Voz”, elaborada pela SAS, com orientações sobre saúde e higiene vocal. O projeto teve acompanhamento do violinista Renato Francisco Clemente Júnior.
Segundo Silvana Neres, gestora operacional do programa, o projeto segue a proposta de fazer com que os participantes “descubram seu potencial vocal, aprimorem a comunicação verbal e cantem muito, espantando seus ‘males’ em um momento terapêutico único”.
Comunicação Social TJSP – WL (texto) / divulgação (foto)