Comitiva de magistrados chineses visita Palácio da Justiça
Delegação conheceu funcionamento do Judiciário brasileiro.
O vice-presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Ademir de Carvalho Benedito, recebeu hoje (18) delegação do Tribunal da Província de Henan, da República Popular da China. Integraram a comitiva o presidente do Tribunal Popular Supremo de Henan, desembargador Zhang Liyong; o presidente do Tribunal Popular Intermediário de Hebi, juiz Liu Ming; o presidente do Tribunal Popular Intermediário de Xinxiang, juiz Yuan Hegang; o presidente do Quinto Tribunal Criminal do Tribunal Supremo de Henan, Wang Hongqing; e a juíza do Tribunal Popular Supremo de Henan, Chen Chao.
Os magistrados chineses conheceram o Palácio da Justiça, sede da Corte Bandeirante, incluindo o salão dos Passos Perdidos, o Salão do Júri e o “Salão Nobre Ministro Costa Manso”. Na plenária, a comitiva se reuniu com o vice-presidente.
O desembargador Ademir de Carvalho Bendito destacou a importância de se ampliar as relações entre Brasil e China, destacando que os países têm muito a aprender um com o outro. Foram debatidas as semelhanças e diferenças entre os Judiciários dos respectivos países. Os magistrados chineses conheceram o passado e o presente do TJSP, sua competência, estrutura organizacional, mecanismos de julgamento, bem como a jurisdição independente e as questões discricionárias dos juízes brasileiros. O servidor Nelson Rodrigues, da Coordenadoria de Relações Públicas, participou das atividades.
Comunicação Social TJSP – GA (texto) / KS (fotos)
imprensatj@tjsp.jus.br