São José dos Campos recebe audiência do projeto Comarca Terapêutica

Objetivo é direcionar dependentes químicos para tratamento.

 

        Na última segunda-feira (18) a Comarca de São José dos Campos promoveu mais uma audiência coletiva do projeto Comarca Terapêutica, coordenado pelo Poder Judiciário e pelo Ministério Público, que tem como principal objetivo encaminhar usuários de drogas envolvidos em crimes de menor potencial ofensivo para tratamento em serviços de saúde e entidades de autoajuda, além de prestar assistência aos seus familiares. Neste mês, 65,3% dos participantes aderiram aos métodos terapêuticos oferecidos.

        Depois de participar de uma palestra motivacional, os familiares foram atendidos por equipes multidisciplinares para orientação e encaminhamento a programas específicos. Enquanto isso, os dependentes químicos foram conduzidos ao processo circular da Justiça Restaurativa, uma reunião realizada sem a presença do juiz e do promotor de Justiça, na qual todos podem compartilhar suas histórias de vida.

        A finalidade dessas reuniões é potencializar a troca de experiências e propiciar um plano de ação para vencer a dependência. Já os usuários abusivos, que ainda não são dependentes, têm a oportunidade de optar pelos programas de prevenção apresentados.

        Criado em 2012, o projeto busca a discussão conjunta da política sobre drogas na cidade, bem como a atuação integrada do Judiciário, do poder público, de órgãos de segurança pública e de recursos comunitários.

 

        Comunicação Social TJSP – VT (texto) / Divulgação (arte)

        imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP