Judiciário recebe novo fórum em São Joaquim da Barra
Joaquinenses recebem novo fórum.
O desembargador Álvaro Augusto dos Passos, representando a Presidência do Tribunal de Justiça de São Paulo, participou ontem (27) da entrega do novo fórum da Comarca de São Joaquim da Barra. A cerimônia contou com a presença do governador Geraldo Alckmin, do secretário da Justiça e da Defesa da Cidadania, Márcio Fernando Elias Rosa; do secretário de Agricultura e Abastecimento, Arnaldo Jardim; do prefeito de São Joaquim da Barra, Marcelo de Paula Mian; do juiz da 1ª Vara de São Joaquim da Barra, André Yukio Ogata; os promotores de Justiça Nathalia Monteiro Cipolla Piola e Ilo Wilson Marinho Gonçalves Júnior; e servidores do Judiciário local.
O prédio com capacidade para abrigar até três varas, além do Juizado Especial foi construído pela Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania. Nele foram investidos pelo Governo do Estado, desde o início da obra, em agosto de 2014, R$ 9,8 milhões. Nas palavras do governador, “a prefeitura doou o terreno. É um grande prédio, importante para garantir acesso à Justiça na comarca de São Joaquim da Barra. Democracia é igualdade de oportunidades e de direitos, a razão da lei. Que todos sejam iguais perante a lei, que garante o acesso àqueles que precisam do Judiciário”.
O imóvel, de três pavimentos, foi construído em terreno de 10.740 m²; no total, são 3.385,95 m² de área construída que dispõe de espaços também para o Ministério Público, Defensoria Pública, Ordem dos Advogados do Brasil, áreas para psicólogas e assistentes sociais e para posto bancário. É servido por elevador e atende às normas de acessibilidade, inclusive com sanitários para pessoas com necessidades especiais em todos os pavimentos. O estacionamento possui 60 vagas.
Cabe, agora, ao Tribunal de Justiça a utilização do espaço com a instalação de mobiliário, rede lógica e equipamentos necessários à ocupação para que a população de São Joaquim da Barra possa desfrutar dos serviços judiciários oferecidos com eficiência, conforto, segurança e acessibilidade.
Comunicação Social TJSP – RS (texto com informações site do Governo do Estado) / Alexandre Carvalho (fotos)