Tribunal sedia sessão da Academia Paulista de Letras

Poeta Paulo Bomfim é homenageado durante reunião.

 

        O Tribunal de Justiça de São Paulo sediou ontem (28) sessão da Academia Paulista de Letras. Os acadêmicos se reuniram no belo salão da biblioteca, localizado no 4º andar do Palácio da Justiça, com a presença de integrantes do Conselho Superior da Magistratura paulista.

        Na ocasião, o TJSP e a APL homenagearam o poeta Paulo Bomfim, decano da Academia, que trabalha no Tribunal há mais de 50 anos, e que completará 91 anos neste sábado. “Todas as semanas nos reunimos para celebrar a palavra e a cultura e temos o privilégio de ter Paulo Bomfim como decano, um homem que nos inspira”, disse Gabriel Chalita, presidente da APL, que também agradeceu ao presidente do TJSP, desembargador Paulo Dimas de Bellis Mascaretti, pela cessão do espaço. O secretário Estadual da Educação de São Paulo e ex-presidente do TJSP, José Renato Nalini, que também é acadêmico da APL, estavam presente e dirigiu palavras carinhosas ao amigo. “Paulo Bomfim é uma legenda, patrimônio brasileiro.”

        Neste ano, a Secretaria promoveu entre os alunos o concurso “Paulo Bomfim: o príncipe dos poetas”. Durante a sessão de ontem, o secretário entregou os prêmios aos alunos que venceram com a melhor radionovela, adaptação da poesia “Som Distante”: Jhonatas Felipe Lima, Caique Rafael de Oliveira Chaves, Maria Clara de Rezende, Lívia Fernandes do Carmo, Gabrielly Luani dos Santos Constantin e Geovana da Silva Souza. Eles estudam na Escola Estadual Benedita Freire de Macedo, em Jacareí. Estavam acompanhados das professoras Adriana Telles Mattos e Claudete Aparecida Dias de Rezende; do coordenador do Núcleo Pedagógico – Língua Portuguesa, Marcos de Moura Albertim; da diretora da escola, Denise Henrique Mafra; e da dirigente de Ensino de Jacareí, Ana Claudia Maia.

        O presidente do TJSP, Paulo Dimas, falou sobre a alegria de receber na sede do Tribunal uma sessão da APL, instituição sem fins lucrativos que existe desde 1909. “Pela primeira vez realizamos um evento neste espaço da Biblioteca, para uma sessão histórica da Academia”, afirmou. Também saudou o colega Paulo Bomfim. “Na trajetória da vida devemos estar amparados por pessoas que se dedicam a nos ensinar. Mestres nos fazem sonhar e voar. Esse é o caso do poeta Paulo Bomfim, memória viva de São Paulo. Sou muito feliz por poder desfrutar da sua alegria e de sua cultura.”

        No encerramento, a emoção só permitiu que o poeta dissesse poucas palavras para agradecer aos amigos, aos estudantes e professores pela homenagem. “Foi uma linda surpresa. Muito obrigado a todos.”

        Também estavam presentes na sessão o vice-presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Ademir de Carvalho Benedito; o presidente da Seção de Direito Privado, Luiz Antonio de Godoy; o presidente da Sessão Criminal, Renato de Salles Abreu Filho; o deputado estadual Barros Munhoz; o ex-ministro da Justiça José Carlos Dias; muitos desembargadores, juízes e servidores. Também são acadêmicos da APL Antônio Penteado Mendonça (secretário-geral), Anna Maria Martins (primeira-secretária), Raul Cutait (primeiro tesoureiro), Dom Fernando Antônio Figueiredo (segundo-tesoureiro), Benedito Lima de Toledo, Bolivar Lamounier, Célio Debes, Eros Roberto Grau, Fábio Lucas, Ignácio de Loyola Brandão, Ives Gandra da Silva Martins, João Carlos Martins, Jorge Caldeira, Jô Soares, José Fernando Mafra Carbonieri, José Goldemberg, José Gregori, José de Souza Martins, José Pastores, Juca de Oliveira, Julio Medaglia, Luiz Carlos Lisboa, Lygia Fagundes Telles, Massaud Moisés, Mauricio Araujo de Sousa, Miguel Reale Junior, Paulo Nathanael Pereira de Souza, Paulo Nogueira Neto, Raul Marino Junior, Renata Pallottini, Roberto Duailibi, Ruth Rocha, Synesio Sampaio Goes Filho, Tércio Sampaio Ferraz Junior e Walcyr Carrasco.

 

        Comunicação Social TJSP – CA (texto) / RL (fotos)

        imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP