CGJ participa de III Seminário de Empresas em Dificuldades
Evento reuniu especialistas em Direito Empresarial.
O corregedor-geral da Justiça paulista, desembargador Manoel de Queiroz Pereira Calças, participou, na última sexta-feira (29), do III Seminário de Empresas em Dificuldades, realizado na sede do Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ). O evento reuniu diversos especialistas brasileiros e de outros países. Entre os assuntos abordados estavam possibilidade de reestruturação e negociação de crédito; planos de recuperação judicial; responsabilidades do devedor, direitos do credor e trava bancária.
Professor de Direito Comercial da Universidade de São Paulo, Pereira Calças foi um dos integrantes do painel de encerramento do evento: uma entrevista sobre atualidades do Direito das Empresas em Dificuldade, coordenada pelo desembargador carioca Luiz Roberto Ayoub. Também participaram do painel o ministro do Superior Tribunal de Justiça Luiz Felipe Salomão e o integrante do MPRJ Márcio Souza Guimarães.
O seminário também contou com a presença de outros magistrados paulistas: os desembargadores aposentados Manoel Justino Bezerra Filho e Paulo Salles de Toledo; e o juiz da 1ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais da Capital, Daniel Carnio Costa.
Também palestraram o corregedor Nacional de Justiça, ministro João Otávio de Noronha; os ministros Paulo de Tarso Sanseverino; o desembargador Luiz Roldão de Freitas Gomes Filho; os advogados Juliana Bumachar, Ivo Waisberg, Gustavo Licks, Luiz Fernando Valente de Paiva, José Gabriel Assis de Almeida, Francisco Satiro e Sérgio Campinho; o promotor Juan Vazquez; e o professor Alberto Camiña Moreira.
O evento foi realizado pela Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Rio de Janeiro; Ministério Público do Rio de Janeiro; FGV Direito Rio e Instituto Brasileiro de Estudos de Recuperação de Empresas.
Comunicação Social TJSP – CA (texto) / divulgação (fotos)