TJSP e SBT realizam festa do Dia das Crianças

Evento foi direcionado a crianças e adolescentes abrigados.  

 

        O Tribunal de Justiça de São Paulo promoveu uma grande festa para meninos e meninas que vivem em abrigos da região central da Capital em comemoração ao Dia das Crianças. Inédito no Judiciário paulista, o evento intitulado “Justiça e história no mundo infantil” aconteceu na sexta-feira (6), no Palácio de Justiça, em parceria com o Sistema Brasileiro de Televisão (SBT). As crianças se emocionaram ao encontrar com os jovens atores da emissora: Maisa, Larissa Manoela, Jean Paulo e João Guilherme (que juntos têm mais de 29 milhões de seguidores em seus perfis nas redes sociais), além do elenco mirim da novela “Carinha de Anjo”.

        Participaram da comemoração cerca de 60 crianças e adolescentes dos abrigos Padre Batista, Lar Estrela de Bom Jesus e Lar Batista. Os voluntários da Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) “Viva e Deixe Viver” promoveram rodas de leitura e dramatização de histórias, além de oficinas de desenho para a garotada. As artes produzidas ficarão expostas do TJSP até o final do mês. O desembargador Antonio Carlos Malheiros colaborou com as atividades como o personagem Doutor Tatu. Ele é diretor da Organização, que atua na área de humanização de crianças hospitalizadas e possui mais de mil voluntários no Brasil.

        A festividade ainda contou com a presença da escritora Ana Maria Stoppa, que doou 100 exemplares de livros infantis e participou de uma sessão de autógrafos. Advogada, ativista cultural e ambientalista, Stoppa possui 19 livros publicados e já produziu mais de 2.400 textos entre poemas, artigos, crônicas e literatura infanto-juvenil.

        Para os jovens, foi oferecida uma visita monitorada pelo Palácio da Justiça, sede do TJSP. Um prédio histórico, tombado pelo Condephaat. O grupo conheceu algumas salas e recebeu informações sobre os símbolos da Justiça e a arquitetura do edifício.  

        Apadrinhamento e Adoção

        Outro objetivo da ação foi divulgar as campanhas do TJSP sobre o Apadrinhamento Afetivo e a Adoção Tardia. Isso porque vivem nos abrigos do Estado muitas crianças com mais de sete anos de idade e poucas perspectivas de adoção, uma vez que a maioria dos pretendentes tem interesse em bebês. Buscando uma mudança nesse cenário, o Judiciário paulista trabalha para resgatar o direito de convivência familiar e comunitária dessas crianças e adolescentes.

        O governador Geraldo Alckmin, que estava no Tribunal para uma visita oficial, aproveitou a oportunidade para acompanhar um pouco da festa e parabenizou o TJSP pela ação.  “É importante a aproximação da Justiça com a sociedade civil organizada. Este é um exemplo para chamar a atenção de todos para a questão da infância e da juventude”, afirmou.

        O presidente do TJSP, desembargador Paulo Dimas de Bellis Mascaretti, destacou o envolvimento da Corte com ações sociais. “O Judiciário pode trabalhar de forma preventiva, se aproximando da população com campanhas de interesse social”, enfatizou. Como exemplos, citou as iniciativas do Tribunal no combate à violência contra mulheres; assim como para estimular o apadrinhamento afetivo e a adoção tardia. “Hoje recebemos as crianças dos abrigos nesta grande festa para mostrar que temos que trazê-las para perto da sociedade, para que tenham a oportunidade de ganhar um novo lar e para fomentar nossas campanhas”, concluiu.  

        Colaboradores

        Maisa, atriz e apresentadora do SBT, conhece a influência de sua atuação na vida das crianças. “É muito legal participar de um evento com meninos e meninas que acompanham o nosso trabalho e que estão se formando como cidadãos. Além disso é muito importante trabalhar um assunto tão sério, mas de maneira lúdica”, disse.

        Para o jovem ator João Guilherme foi interessante conhecer o Tribunal. “Moro em São Paulo há 15 anos e não conhecia esse lugar tão bonito.” Ele falou sobre a oportunidade de conhecer as crianças dos abrigos. “A energia delas é muito boa, apesar de suas histórias de vida. É incrível ver a felicidade que a nossa presença causou. Foi muito gostoso participar deste evento.”

        Andrea Nogueira, servidora do TJSP e voluntária do “Viva e Deixe Viver”, também estava na festa. “As crianças são espontâneas, têm a pureza da vida, e essa é a graça de lidar com o inesperado. Elas são uma sementinha que ainda vai desabrochar e a gente pode ajudar essa sementinha a crescer e brilhar”, declarou.  

        Protagonistas

        A felicidade das crianças e adolescentes por encontrar com seus ídolos era nítida em cada sorriso e em cada olhar. Lucas, de oito anos, disse que ficou muito contente porque “conheceu o pessoal da 'Carinha de Anjo'". Para Larissa, de 14 anos, seu sonho foi realizado. “Conhecer os atores e passar o dia com eles foi muito bom. Tirei várias fotos”, falou.

        Stéfani, 13 anos, achou a tarde especial. “Sou fã dos atores e estou levando alguns autógrafos para minha irmã, que está trabalhando e não pôde vir”, disse. Patrick, de 17 anos, contou que não conhecia o interior do Tribunal de Justiça, “Eu passava na rua e ficava olhando, foi muito legal”, comentou.

        Todos participaram de um lanche especial, com bolo, pipoca e outras guloseimas. Também ganharam brindes, presentes e livros. Para a escritora Ana Stoppa as crianças jamais esquecerão este dia. “Elas entraram aqui e se sentiram em casa. Parabenizo o presidente Paulo Dimas e toda a equipe que realizou esse evento inédito.” E completou: “Todos devem despertar para a responsabilidade que temos de cobrar direitos, mas também de dar direitos, dar alegria e felicidade”.

        Também marcaram presença no evento o vice-presidente do TJSP, desembargador Ademir de Carvalho Benedito; o corregedor-geral da Justiça, desembargador Manoel de Queiroz Pereira Calças; o decano do TJSP, desembargador José Carlos Gonçalves Xavier de Aquino; o presidente da Seção de Direito Privado, desembargador Luiz Antonio de Godoy; o presidente da Seção de Direito Criminal, em exercício, desembargador José Damião Pinheiro Machado Cogan; o juiz assessor da Presidência e chefe de Gabinete Civil, Fernando Figueiredo Bartoletti; os juízes assessores da Presidência Ana Paula Sampaio de Queiroz Bandeira Lins e Tom Alexandre Brandão; Marina Draib e corpo jurídico do SBT; magistrados da varas e da Coordenadoria da Infância e Juventude do TJSP; desembargadores; juízes e servidores.          

        Mais fotos no Flickr.

        Comunicação Social TJSP – VT (texto) / AC e KS (fotos)

        imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP