Tribunal realiza eleições para escolha de integrantes do Comitê Gestor de Orçamento e de Priorização do Primeiro Grau

Grupo auxilia no fortalecimento da 1ª instância.

 

        O Tribunal de Justiça de São Paulo realiza, no dia 13 de novembro, eleição para o Comitê Gestor de Orçamento e de Priorização do Primeiro Grau. Formado por magistrados e servidores, o grupo tem a missão de fomentar, coordenar e implementar programas, ações e projetos que auxiliem na melhoria dos serviços judiciários prestados pela primeira instância. Dois dos integrantes, um servidor e um juiz, serão escolhidos na votação que acontece por sistema eletrônico no portal do TJSP.

        As Resoluções 194 e 195 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) estabelecem a Política Nacional de Atenção Prioritária ao Primeiro Grau de Jurisdição, em cujo âmbito o Comitê Gestor atua. A gestão dessa política é realizada pela Rede de Priorização do Primeiro Grau, constituída por representantes de todos os tribunais brasileiros. A partir de 2018 o Comitê será coordenado pelo TJSP.

        Em 2016, a Corte paulista contava com 18,3 milhões de casos pendentes no 1º grau, ano em que os juízes proferiram 5,5 milhões de sentenças e decisões que puseram fim à relação processual no TJSP, conforme dados do Relatório de Gestão do mesmo ano.

        Como se vê, o integrante eleito para atuar no Comitê tem a importante tarefa de auxiliar e balizar os esforços do Judiciário em promover avanços na 1ª instância. “Diante de sua proximidade com o trabalho cotidiano no primeiro grau de jurisdição, poderá trazer observações quanto à melhoria dos trabalhos nessa instância, apresentando e discutindo suas propostas com o Comitê”, explicou a secretária de Planejamento Estratégico do TJSP, Carmen Giadans Corbillon. Outras atribuições do grupo são a interlocução com o CNJ e o monitoramento, avaliação, e divulgação dos resultados alcançados.

        O grupo que compôs o Comitê nos últimos dois anos elaborou um Plano de Ação e em seguida estabeleceu sua atuação em seis linhas prioritárias: Elaborar estudos para promover a readequação de funcionários proporcionalmente à demanda de processos, considerando indicadores de produtividade (desempenho) por Unidade Cartorária; Fortalecer a estrutura de pessoal dos gabinetes de Primeiro Grau; Acompanhar e assegurar a priorização do Primeiro Grau no Plano de Obras; Estudar e propor a concentração de atos judiciais em demandas repetitivas e de massa; Implantar mecanismo permanente de identificação e avaliação das demandas no 1º grau; e Promover estudos para incentivar a instalação de Núcleos de Justiça Restaurativa nas sedes das Regiões Administrativas Judiciárias.   

        “Aguarda-se a eleição dos novos integrantes para a continuidade dos trabalhos, para análise dessas ações já desenvolvidas, bem como de eventual reavaliação das demais ações”, afirmou a secretária.

A lista de candidatos e suas propostas podem ser conferidas no endereço https://www.tjsp.jus.br/eleicaocomite.

        Composição do Comitê

        Além dos dois postos preenchidos por votação, o Comitê é composto também por:

        • Um magistrado escolhido pela Presidência do Tribunal de Justiça, a partir de lista de inscritos aberta aos interessados;

        • Um magistrado indicado pela Presidência;

        • Um servidor escolhido pela Presidência do Tribunal de Justiça, a partir de lista de inscritos aberta aos interessados;

        • Um representante da Secretaria de Orçamento e Finanças;

        • Um integrante da Secretaria de Primeira Instância;

        • Um servidor da Secretaria de Planejamento de Recursos Humanos;

        • Um representante da Secretaria de Planejamento Estratégico.

 

        N.R.: texto originalmente publicado no DJE de 18/10/17.

 

        Comunicação Social TJSP – GA (texto) / DG (foto) / CNJ (logotipo)

        imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP