STJ e TJSP se reúnem para fortalecer integração tecnológica

Malote digital facilita comunicação entre as cortes.

 

         Na última semana (11), equipe do Superior Tribunal de Justiça, integrada por Rodrigo Almeida de Carvalho (secretário) e Osmar Rodrigues de Souza (Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação); Cláudia Austregésilo de Athayde Beck (secretária), Crisley Lobo Elias e Gisele de Lima Benvegnu (Secretaria dos Órgãos Julgadores); Francisco de Carvalho Silva (coordenador de Recebimento, Controle e Indexação de Processos Recursais) e Amilar Domingos Moreira Martins (coordenador de Análise e Classificação de Temas Jurídicos e Distribuição de Feitos), ambos da Secretaria Judiciária, esteve no Tribunal de Justiça de São Paulo.

 

         Os integrantes do STJ foram recebidos pelo juiz assessor da Área de Tecnologia da Informação da Presidência do TJSP Tom Alexandre Brandão e pelos secretários Elaine Ruy Magalhães (Secretaria Judiciária), Pedro Cristóvão Pinto (Primeira Instância) e Rosely Padilha de Sousa Castilho (Tecnologia da Informação) e pelo servidor da STI, Saulo de Tarso Xavier. Durante a reunião, um dos principais assuntos tratados foi a comunicação do STJ para o TJSP via Malote Judicial (Ferramenta Hermes – Resolução CNJ 100/09).

 

         Malote Digital – É uma ferramenta para envio e recebimento de documentos oficiais, sistema criado pelo Conselho Nacional de Justiça para a modernização da administração judiciária. O Malote Digital contribui para o aprimoramento da comunicação oficial da Corte com os demais órgãos do Poder Judiciário na expedição e devolução de cartas precatórias entre juízos de tribunais diversos. O sistema não é destinado ao uso de advogados. Ao chegar por malote eletrônico ao STJ, o documento administrativo é encaminhado à unidade a que se destina por meio do sistema de tramitação de processos administrativos do Tribunal. Se o documento for judicial, recebe tratamento equivalente ao de uma petição. Para a operacionalização do sistema no âmbito do STJ, foram cadastradas duas unidades organizacionais – Protocolo Administrativo e Protocolo de Petições – que são responsáveis pelo recebimento, triagem e encaminhamento dos documentos. A ferramenta também é mais uma iniciativa que contribui para a redução do uso de papel nos Tribunais.

 

         Comunicação Social TJSP – RS (texto) / KS (foto)

         imprensatj@tjsp.jus.br

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