Tribunal promove abertura do ‘Mês Nacional do Júri’

170 processos devem ser julgados em novembro.

 

        O vice-presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Ademir de Carvalho Benedito, abriu hoje (6), no Complexo Judiciário Ministro Mário Guimarães – Fórum Criminal da Barra Funda, o “Mês Nacional do Júri”, iniciativa que atende à recomendação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e prioriza o julgamento dos processos de competência de Tribunais do Júri que se enquadram na meta Enasp (Estratégia Nacional de Justiça e Segurança). O objetivo é julgar o maior número possível de ações penais relativas a crimes dolosos contra a vida, cujas denúncias tenham sido recebidas até 2009.

        Gestor do Comitê de Mobilização da Meta Enasp do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, o desembargador Walter da Silva foi o primeiro a falar no encontro, seguido do juiz diretor do fórum, Paulo Eduardo de Almeida Sorci, que destacou a importância de sediar o evento e ressaltou o trabalho desenvolvido pelo desembargador Walter da Silva. Estão pautadas para o mês de novembro, em todo o Estado, 170 audiências, envolvendo 46 magistrados que atuam em Varas do Júri de 27 comarcas, além da Capital.   

        Ao promover a abertura oficial do “Mês Nacional do Júri”, Ademir Benedito afirmou que a inciativa “tem grande importância pedagógica, em especial por que vivemos uma expansão e banalização dos crimes dolosos contra a vida em todo o mundo, de toda espécie, desde aqueles praticados por organizações criminosas até os crimes passionais”, e parabenizou os magistrados e integrantes do Comitê Gestor.

        Em seguida, foi a vez do secretário da Administração Penitenciária, Lourival Gomes, falar sobre os trabalhos. “Coloco-me à disposição para auxiliar no que for preciso”, ressaltou.

        Compuseram ainda a mesa de honra o desembargador Luiz Edmundo Marrey Uint, integrante do Comitê; o promotor de Justiça Levy Emanuel Magno, representando o procurador-geral de Justiça do Estado de São Paulo; e o defensor público Luiz Azevedo Felipe Fagundes, representando o defensor publico-geral do Estado de São Paulo.

        Estiveram também presentes à solenidade os integrantes do Comitê de Mobilização da Meta Enasp, juízes Ulysses de Oliveira Gonçalves Junior (coordenador da Unidade Regional do Departamento Estadual de Execução Criminal – Deecrim – da 1ª Região Administrativa Judiciária), Liza Livingston (4ª Vara do Júri Central) e Débora Faitarone (1ª Vara do Júri Central); o secretário adjunto da Administração Penitenciária, Luiz Carlos Catirse; e o capitão PM Luis Kiyoshi Munakata, além de juízes que atuam no Fórum Criminal da Barra Funda.

 

        Comunicação Social TJSP – RP (texto) / KS (fotos)

        imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP