São Carlos finaliza 7ª edição do Projeto Cidadania e Justiça

Cerca de 3,5 mil alunos participaram da edição 2017.

 

        Com brilho nos olhos e muita alegria, crianças de escolas estaduais de São Carlos compareceram ao Salão do Júri do fórum da cidade, na última sexta-feira (10), para o encerramento de mais um ano de atividades do Projeto Cidadania e Justiça também se aprendem na escola.  Alunos que já participaram de edições anteriores recepcionaram os estudantes com uma apresentação musical na entrada do prédio. Este foi o sétimo ano que o projeto percorreu instituições de ensino público de São Carlos, levando conhecimento, noções de cidadania e de direitos e deveres aos alunos de nove a 11 anos de escolas estaduais da região.

        A abertura foi realizada pelo desembargador José Araldo da Costa Telles, que representou o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Paulo Dimas de Bellis Mascaretti. “O Judiciário tem orgulho de ver que o empenho de todos aqui ganhou espaço e serve como exemplo para tantas outras comarcas”, disse.

        Cerca de 3,5 mil alunos de 15 escolas participaram neste ano e desenvolveram redações, poemas e ilustrações que geraram o livro A Escola e a Justiça: Trilhando Parcerias. A capa tem o desenho da estudante Isabella Cristina Lazzarini, da Escola Estadual Professor João Jorge Marmorato. Além do livro, um vídeo foi elaborado para a conclusão do trabalho com o tema “Construindo Pontes”, com a participação de alunos da Escola Estadual Bento da Silva César.

        “Nossos direitos e deveres somente fazem sentido quando pensamos na ideia de comunidade, quando sentimos que não estamos sozinhos e somos responsáveis por tudo que nos rodeia: o planeta, nosso país, a cidade e a escola”, disse o juiz André de Macedo, um dos responsáveis pelo projeto. E ressaltou: “É preciso construir pontes e não muros, pois só as pontes nos conectam e nos levam a um mundo melhor e maior que nós mesmos”.

        A dirigente Regional de Ensino de São Carlos, Débora Gonzalez Costa Blanco, disse que o “Cidadania e Justiça” amplia a cultura democrática no cotidiano das escolas e da comunidade, “além de promover o letramento dos alunos, por meio de pesquisas e redações sobre os conceitos”.

Ao final, o desembargador José Araldo falou sobre sua emoção com o empenho dos envolvidos. “Há esperança quando vemos tanta dedicação e voltamos a ter a certeza de que há esperança. Parabéns a todos”, afirmou.

        Para o aluno Henzo Otavio Martins Dato, da Escola Paulino Carlos, o projeto foi muito interessante. “Tomara que ainda continue no ano que vem!”, falou. O trabalho também agradou a estudante Barbara Gasparotto, do 5º ano da Escola Elidia Benetti, que ficou comovida ao participar da apresentação musical.

        Também estavam presentes o prefeito Airton Garcia; o secretário municipal de Educação, Orlando Mengatti Filho; o vereador Marquinho Amaral, representando deputado Federal Lobbe Neto; o comandante da 1ª Companhia do 38º Batalhão da Polícia Militar de São Carlos, capitão Paulo Roberto Nucci Junior; o coordenador operacional do 38º Batalhão de Polícia Militar do Interior, major PM Jefferson Lopes Jorge; o juiz diretor do Fórum de São Carlos, Carlos Castilho Aguiar França; além demagistrados, promotores, defensores públicos, advogados, professores e servidores da Justiça.

 

        Cidadania e Justiça também se aprendem na escola

        O projeto tem como objetivo aproximar as crianças e as instituições ligadas à Justiça, bem como desenvolver a cidadania pelo aprendizado dos direitos e deveres, da ética e da responsabilidade social. Para isso, juízes, promotores de Justiça, defensores públicos, advogados, policiais civis e militares visitam instituições de ensino periodicamente.

        A cartilha Cidadania e Justiça Também se Aprendem na Escola, produzida pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) em parceria com o Tribunal de Justiça de São Paulo, é distribuída aos alunos com antecedência e utilizada pelos professores em sala de aula, a fim de prepará-los para o dia da visita dos palestrantes. Nos encontros com os estudantes, são aprofundados os temas abordados na publicação.

        Assista ao vídeo do projeto.  

        Mais fotos no Flickr.

 

        Comunicação Social TJSP – HS (texto) / KS (fotos)

        imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP