Vara da Infância de Sorocaba promove palestra sobre relações familiares
Terapeuta usou o método da constelação sistêmica.
Com o tema “Qual é o meu lugar na família?”, a Vara da Infância e da Juventude de Sorocaba reuniu adolescentes acolhidos, pretendentes à adoção e profissionais do meio em uma palestra que utilizou o método da constelação sistêmica para ajudar os participantes a lidarem com suas questões familiares.
De acordo com a juíza Erna Thecla Maria Hakvoort, titular da unidade, a prática da constelação sistêmica ajuda as pessoas a “se harmonizarem com sua história familiar e, ainda, a compreenderem a dos outros, de maneira a propiciar uma vida mais próspera e feliz a todos”. Do evento, em 25 de janeiro, participaram 66 pessoas.
“Foi importante, pois aprendi a olhar as pessoas de outra forma, dando mais valor para suas histórias de vida”, afirmou uma pretendente à adoção após o término da palestra. “O que me chamou a atenção foi que pude ver que você pode amar sem ser amado; é difícil, mas vale a pena fazer diferente”, contou um adolescente acolhido.
Constelação Familiar, ou Sistêmica, é uma técnica desenvolvida pelo terapeuta e filósofo alemão Bert Hellinger. Quando aplicada, ela propicia a uma pessoa verbalizar um problema pessoal, examiná-lo, e, se possível, superá-lo. No âmbito do Judiciário, é chamada de Direito Sistêmico e auxilia as partes a esclarecerem o que há por trás do conflito que gerou o processo judicial. Em geral, a ferramenta é aplicada em litígios que abordam questões de origem familiar, como violência doméstica, endividamento, guarda de filhos, divórcios litigiosos, inventário, adoção e abandono. Um terapeuta especializado comanda a sessão.
O evento, realizado no auditório do Departamento de Administração da 10ª Região Administrativa Judiciária (Daraj 10), foi conduzido pela terapeuta Uli Holtz. “Difícil descrever como me senti honrada por poder estar ali, oferecendo este olhar sistêmico para mudança de paradigmas”, afirmou ela.
Comunicação Social TJSP – GA (texto) / Divulgação (fotos)
imprensatj@tjsp.jus.br