Desembargadores Cauduro Padin e Nuevo Campos tomam posse no TRE

 Integrantes do TJSP prestigiam a solenidade.

         O Auditório Ruy Barbosa, da Universidade Presbiteriana Mackenzie, mesmo local onde o desembargador Carlos Eduardo Cauduro Padin se graduou em Direito, ficou lotado, hoje (26), na sessão solene de posse do novo presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), desembargador Cauduro Padin e do vice-presidente e corregedor regional eleitoral, desembargador Waldir Sebastião de Nuevo Campos Júnior.

         Em nome do TRE-SP, a juíza Claudia Lucia Fonseca Fanucchi  saudou os novos presidente, vice e corregedor da Justiça Eleitoral de São Paulo. Segundo a juíza, “assegurar a verdade das urnas é o que importa e essa atividade é de extrema responsabilidade. Os tempos atuais, especialmente em ano eleitoral, demandam trabalho, respeito, firmeza, imparcialidade e bom senso na função judicante.” Ela lembrou que, em outubro, serão realizadas eleições gerais em que 33 milhões de eleitores escolherão o Presidente da República, o governador de São Paulo, dois senadores do Estado, 70 deputados federais e 94 estaduais. “Os desafios são grandes, mas equivalem à estatura dos desembargadores eleitos por aclamação em dezembro último, não só pela extensa carreira dedicada ao Judiciário estadual paulista, mas também pelo fato de ambos já terem passagem memorável como juízes eleitorais de primeira instância e como membros desta colenda Corte de Justiça”, disse.

         O procurador regional eleitoral de São Paulo, Luiz Carlos dos Santos Gonçalves falou em nome do Ministério Público Eleitoral. Pela advocacia, falou o presidente da Comissão de Direito Eleitoral da OAB, Seção São Paulo, Luiz Sílvio Moreira Salata. Também fizeram uso da palavra o prefeito da Capital, João Doria, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, deputado Cauê Macris e o vice-governador Márcio França.

         Muito emocionado, Nuevo Campos fez um agradecimento especial aos pais, esposa, filhos, família e amigos. “Este é um momento especial na minha carreira; pretendo trabalhar com afinco para atender às expectativas dos colegas; assumo o compromisso de bem, e fielmente, desempenhar as atribuições de meus cargos, cumprindo a Constituição e as leis”, afirmou. Para ele, a atividade política é essencial para a sociedade. “Não há organização social sem atividade política, portanto, nossa missão é continuar a desenvolver e participar de todas as ações possíveis para incrementar sua legitimidade. Só assim, a meu ver, cumpriremos com nosso compromisso de bem gerir a Justiça Eleitoral.”

         Ao encerrar a cerimônia, o presidente Cauduro Padin agradeceu a presença de todos e falou sobre a importância e a grandeza do TRE. “Temos que conduzir as eleições de 2018 com mão firme e, certamente nós o faremos.” O novo presidente ressaltou a expertise operacional da instituição, que é capacitada para realizar essa e qualquer outra eleição. “O sufrágio sintetiza a justiça que vem do povo e que é para o povo. Servimos com esforço e dedicação, para mantermos o grau de excelência de nossos serviços.” Ele, ainda, enfatizou a grandeza das eleições e lembrou que há, na Capital, em torno de nove milhões de eleitores. “São Paulo é, de fato, o maior colégio eleitoral do País, representando quase 30% do eleitorado nacional”. De acordo com o presidente, não há democracia sem justiça e todos têm que agir sem esperar. “O trabalho é o que nos leva para frente, o serviço que prestamos nos dignifica e que faz com que tenhamos o reconhecimento da população a quem devemos servir”, enfatizou.

        A mesa de honra foi composta pelo ministro de Estado da Justiça e Segurança Pública, Torquato Jardim, representando o Presidente da República; o vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Tofolli; o ministro do STF Alexandre de Moraes; o vice-governador do Estado de São Paulo, Márcio França, representando o governador; o deputado federal Arnaldo Faria de Sá, representando o presidente da Câmara dos Deputados; o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, deputado Cauê Macris; o presidente do TJSP, desembargador Manoel de Queiroz Pereira Calças; o procurador-geral de Justiça do Estado de São Paulo, Gianpaolo Poggio Smanio; o prefeito de São Paulo, João Dória; o procurador regional eleitoral de São Paulo, Luiz Carlos dos Santos Gonçalves, representando a procuradora-chefe da Procuradoria Regional da República – 3ª Região; o desembargador federal Fabio Prieto de Souza; o presidente da Comissão de Direito Eleitoral da OAB, Seção São Paulo, Luis Silvio Moreira Salata, representando o presidente; o comandante da 2ª Divisão do Exército, general Eduardo Diniz; o comandante do 8º Distrito Naval, vice-almirante Antonio Carlos Soares Guerreiro; os juízes do TRE-SP Claudia Lucia Fonseca Fanucchi, Manuel Pacheco Dias Marcelino, Marcelo Coutinho Gordo e Marcus Elidius Michelli de Almeida; e o presidente do Instituto Presbiteriano Mackenzie, José Inácio Ramos. Da solenidade participaram também o vice-presidente do TJSP, desembargador Artur Marques da Silva Filho; o corregedor-geral da Justiça, desembargador Geraldo Francisco Pinheiro Franco; o presidente da Seção de Direito Criminal, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia; o desembargador Ricardo Mair Anafe, representando o presidente da Seção de Direito Público; o diretor da Escola Paulista da Magistratura, desembargador Antonio Carlos Villen; os ex-presidentes do TJSP, desembargadores Sergio Augusto Nigro Conceição e Paulo Dimas de Bellis Mascaretti; ministros, magistrados, representantes de classe, advogados e familiares.

 

        Mais fotos no Flickr.

 

        Comunicação Social TJSP – VT (texto) / KS (fotos)

        imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP