Cejuscs da Capital realizam mutirões
Bancos e Cohab foram o foco das atividades.
O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) Central realizou entre os dias 19 e 20 o “8º Mutirão Cejusc – JEC Bancos”, em parceria com a 1ª e a 2ª Varas do Juizado Especial Cível (JEC) de Santo Amaro. Já o Posto Cejusc Central – Prefeitura Municipal de São Paulo promoveu o “4º Mutirão Cohab 2018”, para renegociação de dívidas e/ou formalização de contratos.
No Cejusc Central, localizado no bairro da Barra Funda, foram atendidos processos relacionados a bancos que estejam em trâmite nas 1ª e 2ª Varas do JEC de Santo Amaro. Nos dois dias de atividades foram realizadas 94 sessões com partes presentes, sendo celebrados 52 acordos. O total de valores acordados totalizou R$ 309.839,95. “Foram resultados excelentes, em especial dos bancos Santander e Itaú”, afirmou o juiz Ricardo Pereira Junior, coordenador do Cejusc Central.
O mutirão da Cohab contou com atuação da Procuradoria do Município de São Paulo. Foram realizadas 13 sessões com partes presentes, que resultaram em 13 acordos celebrados. O total de valores acordados alcançou R$ 413.756,03.
Cejuscs
As unidades atendem gratuitamente demandas pré-processuais (que ainda não têm processo em andamento na Justiça) e processuais das áreas Cível, Direito do Consumidor, Família e Fazenda Pública, como cobranças, regulamentação ou dissolução de união estável, guarda e pensão alimentícia e regulamentação de visitas, entre outras. Não há limite de valor da causa.
O interessado procura o Centro Judiciário ou envia o e-mail para tentativa de acordo e já é informado sobre a data e horário em que deve retornar para a sessão de conciliação. A outra parte recebe uma carta-convite. No dia marcado, conciliadores ou mediadores auxiliam os envolvidos a buscar uma solução para o problema, sob supervisão do juiz coordenador. Se houver acordo, ele é homologado pelo magistrado e tem a validade de uma decisão judicial.
Cejusc Central – Barra Funda
Rua Barra Funda, 930, 2º andar
(11) 3661-1625
10 às 17 horas
Posto Cejusc – Prefeitura de São Paulo
Av. Liberdade, 103 – Bairro Liberdade
(11) 3241-3997 e 3241-3335
10 às 16 horas
Comunicação Social TJSP – WL (texto) / AC (foto)
imprensatj@tjsp.jus.br