Adote um Boa Noite: campanha estimula adoção de jovens e crianças com mais de 8 anos
Iniciativa busca desestigmatizar adoção tardia.
A campanha “Adote um Boa-Noite”, lançada pelo Tribunal de Justiça em parceria com a agência de publicidade F/Nazca Saatchi & Saatchi em outubro do ano passado, ampliou as chances de adoção de meninos e meninas com mais de oito anos que aguardam uma família em abrigos de São Paulo. A empresa apoiou o TJSP e produziu gratuitamente a campanha para estimular e desestigmatizar a chamada “adoção tardia”. O nome da campanha remete a um momento de solidão das crianças abrigadas, que deixam de receber um beijo de “boa-noite” do pai e da mãe ao se deitarem para dormir.
A enorme maioria de pretendentes à adoção busca crianças pequenas, ao passo que a maior parte dos acolhidos possui mais de oito anos de idade. No Estado de São Paulo há cerca de 9,3 mil pretendentes cadastrados e 1,1 mil crianças e adolescentes disponíveis, 90% deles com idade superior a oito anos.
A agência, então, criou o site www.adoteumboanoite.com.br, com fotos de alguns jovens disponíveis para adoção, que estão sob a jurisdição das varas da Infância dos Foros Regionais de Santo Amaro e do Tatuapé, na capital paulista. No total, são 32 crianças e mais de 350 pessoas manifestaram interesse.
Os pretendentes precisam passar por uma avaliação criteriosa e cursos preparatórios. Atualmente há 25 casos decorrentes da campanha em andamento, em diferentes estágios que precedem a adoção: avaliação dos interessados; fase de aproximação do pretendente e jovem; e estágio de convivência.
Comunicação Social TJSP – AM e CA (texto) / F/Nazca (arte)