Estudantes de Direito da Fadisp participam de júri simulado no Palácio da Justiça
Alunos escolheram caso real para a atividade.
O Tribunal de Justiça de São Paulo recebeu, na tarde desta sexta-feira (27), estudantes e professores do curso de Direito da Faculdade Autônoma de Direito (Fadisp) para a realização de júri simulado. Os alunos do terceiro e quarto anos atuaram como promotores, advogados, testemunhas, jurados, escreventes e escolta policial. O evento ocorreu no Salão do Júri do Palácio da Justiça, sede administrativa da Corte.
A simulação envolveu um caso real de tentativa de homicídio, ocorrido em 2002. O réu teria tentado matar a vítima a tiros em razão de um desentendimento. Ao final das atividades, o Conselho de Sentença, formado por quatro mulheres e três homens, entendeu que não havia provas suficientes de que o acusado teria sido o autor dos disparos, reconhecendo, assim, sua inocência.
O juiz da 5ª Vara Federal de Guarulhos e professor da Fadisp, Bruno César Lorencini, presidiu o julgamento e afirmou ser uma “experiência única e construtiva para os alunos”. Para o professor e coordenador da atividade, Marcelo Momo, que também é servidor do TJSP, “a pratica é uma excelente oportunidade para os estudantes relacionarem o aprendizado teórico à prática forense”.
A professora e coordenadora do curso, Andreia Tassiane Antonacci, agradeceu o apoio do Tribunal na realização do júri simulado. “Esse agradecimento não é só meu, mas dos meus alunos também, porque aqui os olhos brilham”. Izabel Vitorino de Oliveira, do oitavo semestre, atuou como defensora e aprovou a experiência. “Pude colocar em prática o que aprendi em sala de aula. A atividade de hoje mudou a minha visão sobre os julgamentos”, disse.
Também estavam presentes o professor Gabriel Huberman Tyles e Rafael Duarte Freitas Nunes, que já lecionou na instituição.
As visitas monitoradas e os júris simulados no Tribunal de Justiça de São Paulo são agendados pela Diretoria de Relações Institucionais, pelo telefone (11) 3117-2596.
Mais fotos no Flickr.
Comunicação Social TJSP – VV (texto) / RL (fotos)