Universidade Cruzeiro do Sul realiza júri simulado no TJSP

Estudantes vivenciam Direito Criminal.

 

        O histórico Salão do Júri do Palácio da Justiça foi utilizado, na sexta-feira (11), para uma atividade do curso de Direito da Universidade Cruzeiro do Sul. Os estudantes participaram da simulação de um júri popular e atuaram como promotores, advogados, jurados, testemunhas, réus e serventuários. 

        O caso – fictício – envolveu o julgamento de três policiais acusados de matar um sequestrador. O homem teria entrado em um café com uma arma e rendido os clientes, usando uma das reféns como escudo, que acabou morta. Após ser detido, foi levado para o hospital por ter sido ferido na operação. No trajeto, teria sido morto pelos policiais por asfixia.

        Depois do depoimento das vítimas e da oitiva das testemunhas de acusação e defesa, houve o interrogatório dos réus. Em seguida, ocorreram os debates entre acusação e defesa, com réplica e tréplica. O Conselho de Sentença – composto de cinco mulheres e dois homens – se reuniu para votar os quesitos e absolveu os réus.

        O reitor da universidade, professor Luiz Henrique Amaral, afirmou que já participou de três júris simulados e destacou que valoriza o envolvimento dos alunos em eventos dessa natureza. “Sempre que possível trazemos nossos alunos para vivenciar e experimentar o que é um júri na prática. Isso agrega valor para o aprendizado, a formação e a responsabilidade dos estudantes”, disse. O coordenador do curso de Direito, professor José Carlos Viana, também estava presente e elogiou a possibilidade de realização do júri simulado no Tribunal de Justiça de São Paulo.

        Também participaram do evento o vice-coordenador da universidade, professor Wellington Ferreira de Amorim, e os professores Rosa Maria Neves Abade e Leonardo Pires Merino, que também é servidor do TJSP. Ainda estavam presentes os professores Rogério Neres; Cleber de Moura Peres; Maria da Penha Meirelles Almeida Costa; o secretário adjunto da Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção de Vila Prudente, Wevithon Wagner Costa Brandão; além de alunos das universidades Cruzeiro do Sul e Cidade de São Paulo (Unicid), num total de 400 pessoas.

        As visitas monitoradas e os júris simulados no Tribunal de Justiça de São Paulo são agendados pela Diretoria de Relações Institucionais, pelo telefone (11) 3117-2596.

     

        Mais fotos no Flickr.

 

        Comunicação Social TJSP – VT (texto) / KS (fotos)

        imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP