Campanha contra abuso sexual nos transportes é abordada em evento sobre mobilidade urbana

TJSP coordenou iniciativa em parceria com 15 instituições.

 

        A campanha “Juntos podemos parar o abuso sexual nos transportes”, do Tribunal de Justiça de São Paulo em parceria com 15 instituições públicas e privadas, foi tema de painel no evento Summit Mobilidade Urbana, realizado na última sexta-feira (25) na capital paulista. A juíza Tatiane Moreira Lima, coordenadora da campanha, foi uma das palestrantes do painel “Individualidade no coletivo: um debate sobre diversidade, respeito e segurança”, em que compartilhou os resultados do projeto.

        Lançada em agosto do ano passado, a campanha tem o objetivo de incentivar mudança cultural que estimule vítimas de abuso sexual nos transportes e pessoas que presenciam algum incidente a denunciarem os agressores e, consequentemente, inibir futuras iniciativas. Além da divulgação de peças publicitárias e vídeos nos terminais, sites e redes sociais, também ocorreram seminários de sensibilização com funcionários das empresas de transporte, totalizando mais de 1,2 mil pessoas treinadas como multiplicadores da campanha. Também foram estabelecidos canais de atendimento e redefinidos fluxos entre as empresas de transportes e as polícias Civil e Militar.

        Além disso, homens acusados de cometer abuso nos transportes participaram de curso para reflexão sobre suas condutas e questões de gênero. A campanha criou uma cartilha com dicas de como vítimas e testemunhas podem agir em situações de violência e estatísticas sobre abusos nos transportes.

        O evento teve sete painéis de discussão e reuniu especialistas dos setores público e privado do Brasil e de outros países da América Latina. Entre outros temas, os painéis abordaram as tendências e oportunidades para o setor de transportes e o futuro da mobilidade urbana, como o uso de carros autônomos, cidades inteligentes e a inteligência artificial.

        Participaram do encontro o prefeito de São Paulo, Bruno Covas; o secretário de Mobilidade do Distrito Federal, Fábio Damasceno; o secretário de Transportes Metropolitanos de São Paulo, Clodoaldo Pelissioni; o presidente do MetrôRio, Guilherme Ramalho; o presidente do conselho de administração da Azul, David Neeleman; o presidente da Audi do Brasil, Johannes Roscheck; o diretor de operações da Voom, Clement Monnet; o chefe de gabinete da Subsecretaria de Trânsito e Transporte da Prefeitura de Buenos Aires, Francisco Alvarado, entre outros.

        Saiba mais sobre a campanha em www.tjsp.jus.br/juntoscontraoabusosexual

 

        Comunicação Social TJSP – VT (texto) / arquivo (fotos)

        imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP