‘Comarca Terapêutica’ aplica Constelação Familiar e Justiça Restaurativa em São José dos Campos

Ação aconteceu na Semana Mundial de Atenção às Drogas.

 

        Na última segunda-feira (25), foi realizada em São José dos Campos mais uma audiência do projeto "Comarca Terapêutica”. Por meio de trabalho coordenado pelo Poder Judiciário e pelo Ministério Público e integrado entre segurança, saúde, Justiça, universidades e recursos comunitários, visa-se possibilitar a reflexão e o tratamento de familiares e usuários de drogas envolvidos em crimes de menor potencial ofensivo. Na audiência, 62,9% dos usuários aceitaram entrar em programas de tratamento e familiares foram encaminhados a programas de acompanhamento.

        Pela primeira vez foram utilizados movimentos sistêmicos da Constelação Familiar. “Possuímos problemas, características e cargas emocionais que nem sempre sabemos qual a sua origem. Muitas vezes, sem saber, essas nossas dificuldades vêm de nosso sistema familiar. A Constelação Familiar busca restabelecer algumas leis universais (chamadas “leis do amor”) e iluminar pontos obscuros, nos livrando de ‘amarras’ de nosso sistema para, de forma consciente, podermos fazer novas escolhas”, explicou Rosemary Marostica, presidente da Comissão de Direito Sistêmico da Subseção de São José dos Campos da OAB.

        Na audiência, encorajado pelas histórias de vida compartilhadas e pelo saber coletivo propiciado pela Justiça Restaurativa, um participante que se encontrava em situação de rua, mas nunca teve vontade de se tratar, reconheceu a importância de procurar ajuda para que um dia retorne ao lar.

        Criado em 2012, o projeto busca a discussão conjunta da política sobre drogas na cidade, bem como a atuação integrada do Judiciário, do poder público, de órgãos de segurança pública e de recursos comunitários.

 

        *Com informações do MPSP.

 

        Comunicação Social TJSP – GA (texto) / Divulgação (arte)

        imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP