SPFC reafirma parceria com o TJSP no programa “Adote um Boa Noite”

Campanha estimula adoção de crianças maiores de 8 anos.

        A campanha “Adote um Boa Noite”, lançada pelo Tribunal de Justiça de São Paulo, em parceria com a agência de publicidade F/Nazca Saatchi & Saatchi, em outubro do ano passado, recebeu, na data de hoje (26), a ratificação do São Paulo Futebol Clube, de forma perene, nas ações necessárias a ampliar as chances de adoção de meninos e meninas com mais de oito anos, que aguardam uma família em abrigos de São Paulo.

        No entender do presidente do TJSP, desembargador Manoel de Queiroz Pereira Calças, e do presidente do SPFC, Carlos Augusto de Barros e Silva, essas ações têm que ser recorrentes, já que a maioria de pretendentes à adoção busca crianças pequenas, ao passo que a maior parte dos acolhidos possui mais de oito anos. No Estado há mais de 9 mil pretendentes cadastrados e 1,1 mil crianças e adolescentes aptos (90% com idade superior a oito anos). O presidente do TJSP lembrou que o projeto se concretizou graças ao empenho de magistrados como Eduardo Cortez de Freitas Gouvêa, Gilda Cerqueira Alves Barbosa Amaral Diodatti, Maria Silvia Gomes Sterman, Gabriel Pires de Campos Sormani e Iberê de Castro Dias, entre outros.   

        O presidente do SPFC, acompanhado do diretor de Comunicação, o jornalista Guilherme Palenzuela, foi recebido no Palácio da Justiça, pelo presidente Pereira Calças, pelo corregedor-geral da Justiça, Geraldo Francisco Pinheiro Franco, pelo coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), desembargador José Carlos Ferreira Alves e pelos juízes assessores da Presidência Camila de Jesus Mello Gonçalves (Gabinete Civil) e Airton Pinheiro de Castro (Assuntos Jurisdicionais). Outras parcerias, de cunho social e de interesse público, foram levadas ao conhecimento do presidente do SPFC, como, por exemplo, o trabalho da entidade criada pelo juiz Silvio Irineu Bednarski (Arprom), que atende e qualifica jovens para o mercado de trabalho.

 

        Vale ressaltar – A campanha “Adote um Boa Noite”, desenvolvida gratuitamente pela agência F/Nazca para o Tribunal de Justiça de São Paulo, tem por objetivo mostrar crianças e adolescentes acolhidos como sujeitos de direitos, parte integrante da sociedade, além de estimular a chamada “adoção tardia”, principalmente de maiores de sete anos. No Brasil, cerca de 5 mil crianças e adolescentes aguardam para serem adotados, apesar de haver mais de 40 mil pretendentes. Desses, perto de 39 mil optam por bebês e crianças menores, enquanto 92% dos jovens acolhidos têm entre 7 e 17 anos. O nome da campanha remete a um momento de solidão das crianças abrigadas, que deixam de receber um beijo de “boa noite” dos pais ao se deitarem para dormir. Conheça mais no site www.adoteumboanoite.com.br.

        A parceria com o SPFC levou, em 20 de maio, pela segunda vez, 41 jovens do projeto “Adote Um Boa Noite”, das casas de acolhimento da jurisdição dos foros regionais de Santo Amaro e Tatuapé ao estádio do São Paulo, no Morumbi, e elas entraram em campo com os jogadores. Os jovens assistiram ao jogo no camarote do clube, ganharam camisa personalizada e brindes do mascote do São Paulo. Antes da partida, visitaram o Memorial onde ficam troféus, fotos e lembranças de conquistas do time. No intervalo, uma faixa com os dizeres da campanha “Adote um boa noite” percorreu todo o estádio, enquanto o locutor incentivava os torcedores a conhecerem o projeto do TJSP. Na vez anterior, no lançamento da campanha, em outubro de 2017, crianças e adolescentes participaram do jogo contra o Atlético Paranaense.

        Também em maio, o desembargador Eduardo Cortez de Freitas Gouvêa, responsável pela Coordenadoria da Infância e da Juventude (CIJ) do TJSP, participou da 12ª Edição do Colégio de Coordenadores da Infância e da Juventude dos Tribunais de Justiça do Brasil, realizado em Manaus (AM), e trouxe de lá uma novidade que pode aumentar as chances de adoção de meninos e meninas com mais de sete anos que aguardam uma família em abrigos de todo o País: os coordenadores aprovaram, por unanimidade, a exposição dessas crianças e adolescentes pelos meios de comunicação.

        Em junho, durante o Congresso Brasileiro de Comunicação e Justiça (Conbrascom 2018), no Fórum Nacional de Comunicação e Justiça (FNCJ), o Adote um Boa Noite foi o projeto 1º colocado na categoria “Relacionamento com a Mídia”.

 

            Comunicação Social TJSP – RS (texto) / RL (fotos)

            imprensatj@tjsp.jus.br

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