45ª Circunscrição Judiciária promove palestra sobre Inquérito Policial Digital
Evento reuniu magistrados, delegados, escrivães e servidores.
A 45ª Circunscrição Judiciária, que engloba as comarcas de Itaquaquecetuba, Ferraz de Vasconcelos, Poá, Suzano, Mogi das Cruzes e Guararema, promoveu, no último dia 17, palestra sobre a expansão do Inquérito Policial Digital, que terá início em setembro na região. Mais de 80 pessoas assistiram à palestra, que ocorreu no Salão do Júri do Fórum Criminal de Mogi das Cruzes, e contou com a participação de magistrados, delegados de Polícia, escrivães das delegacias e servidores do Judiciário local.
Segundo o juiz da 5ª Vara Cível de Mogi das Cruzes e diretor do fórum, Gustavo Alexandre da Câmara Leal Belluzzo, o objetivo do evento foi mostrar, de forma prática, como será o encaminhamento dos expedientes criminais, que hoje são entregues fisicamente nos fóruns da Circunscrição e que passarão a ser enviados digitalmente pelas delegacias, resultando em agilidade e economia de tempo e de papel. Foi elaborada uma cartilha para os participantes, baseada em comunicados publicados e material de apoio já existente no portal do Tribunal de Justiça de São Paulo.
“A reunião foi muito produtiva e participativa”, disse o juiz. “O encontro proporcionou uma rica troca de ideias e informações, bem como sanou dúvidas com relação à nova sistemática de envio eletrônico dos expedientes em relação às demais classes de procedimentos criminais, como Inquéritos Policiais, Flagrantes, Auto de Apreensão em Flagrante e demais medidas.”
O evento surgiu por iniciativa da supervisora do Distribuidor da Comarca de Mogi das Cruzes, Adriana Pessoa Morales, juntamente com sua equipe de trabalho e contou com a colaboração da Polícia Civil do Estado de São Paulo e participação das demais coordenadorias das varas criminais, da Infância e da Juventude e Juizado Especial Criminal (Jecrim).
Comunicação Social – DM (texto) / internet (foto ilustrativa)