Comitê Gestor de Orçamento e de Priorização do 1º Grau visita laboratório de inovação do governo estadual
Grupo conheceu metodologias e técnicas novas.
Integrantes do Comitê Gestor de Orçamento e de Priorização do Primeiro Grau do Tribunal de Justiça de São Paulo conheceram na última sexta-feira (24) o IGovLab – Laboratório de Inovação, que funciona dentro do Palácio dos Bandeirantes, sede do governo do Estado. O objetivo da visita foi conhecer a experiência que o Executivo tem em relação a práticas inovadoras, resolução de problemas, formação dos servidores e serviços públicos prestados.
O laboratório foi criado há nove anos, originalmente instalado na Fundação do Desenvolvimento Administrativo (Fundap). É um espaço que compreende instalação de equipamentos e estrutura de funcionamento adequada para a abordagem de problemas complexos, utilizando-se de metodologias e técnicas de redesign (redesenho) de serviços, modelagem de negócios e uso de plataformas inovadoras.
“A cultura de inovação tem como principais desafios a organização dos métodos para rever os caminhos e o mapeamento dos procedimentos, fazendo um redesign que foque em quem vai usar o processo”, disse Álvaro Gregório, consultor de inovação do Governo do Estado de São Paulo e responsável pela concepção do laboratório.
Por duas horas, os membros do Comitê se inteiraram sobre as práticas que são desenvolvidas no IGovLab. Em seguida foi realizada, no próprio laboratório, a reunião mensal para atualização sobre os trabalhos do Tribunal. Na ocasião foi ouvido o secretário de Administração e Abastecimento (SAAB) do Tribunal de Justiça, Ariovaldo Tedeschi, que trouxe informações sobre projetos de otimização de custos e cronograma de obras. Depois, o coordenador da Diretoria de Controle Interno (DCI) da Corte, Renato Yoshinobu Kuba, discorreu sobre as auditorias que são feitas internamente no Tribunal de Justiça para levantamento dos erros e eficiência dos setores.
Participaram da visita os integrantes do Comitê: juízes José Maurício Conti, José Tadeu Picolo Zanoni e Carlos Alexandre Böttcher; a diretora de Planejamento Estratégico, Carmen Giadans Corbillon; o servidor da Secretaria da Primeira Instância Carlos Santos Gonçalves Alves, representando a secretária; e os servidores integrantes do Comitê Fabiana Roncaratti Pavão de Godoy, Fernando Mazzotta, Vladja Lins Garcia e Luiz Donizete de Souza.
Comunicação Social TJSP – FR (texto e fotos)
imprensatj@tjsp.jus.br