Comitê de Acessibilidade aprova propostas e novas ações
Campanha de Acessibilidade foi um dos temas da reunião.
O Comitê de Acessibilidade do Tribunal de Justiça de São Paulo reuniu-se ontem (30), no Palácio da Justiça, para debater propostas e analisar as ações que já estão em andamento desde a última reunião (13/6), com foco na inclusão de funcionários com deficiência. Composto por magistrados e servidores, com e sem deficiência, o comitê tem o objetivo de criar uma Política Institucional de Acessibilidade e Inclusão.
Na ocasião, a Diretoria de Comunicação Social do TJSP apresentou o material preparado para a Campanha de Acessibilidade que será lançada em 11 de setembro, com escopos de valorização, inclusão e melhora da cultura institucional em relação aos funcionários com deficiência. No mesmo dia, será disponibilizado aos magistrados e funcionários o questionário aprovado pelo comitê, que permitirá ao TJSP conhecer e traçar um perfil de seu quadro funcional em relação às pessoas com deficiência, além de avaliações do ambiente, acesso aos prédios e tecnologia da informação.
Novas propostas surgiram na reunião, entre elas a capacitação de gestores e a contratação de ferramentas para leitura acessível de páginas da internet. Programa semelhante já é utilizado no Sistema de Automação da Justiça (SAJ), com aprovação e elogios dos funcionários que dele se beneficiaram.
Participaram da reunião os integrantes do comitê: as juízas assessoras da Presidência Camila de Jesus Mello Gonçalves (Gabinete Civil) e Tatiana Magosso (Recursos Humanos); Carmen Giadans Corbillon e Rodrigo Teixeira (Diretoria de Planejamento Estratégico/Deplan); Daniele Perroni Kalil, Vinícius de Carvalho Silva, Maria Luiza de Lucena Basso, Hilda de Oliveira Mendonça e Danilo Oliveira Freire (Secretaria de Gestão de Pessoas/SGP); Maria Luísa Thomaz e Elizabete Gomes de Paula (Secretaria de Primeira Instância/SPI); Marco Antonio Lopes Samaan e Luís Carlos Villani de Souza (Secretaria de Tecnologia da Informação/STI); Carlos Renato Silva dos Reis e Rosana Fátima Anjos Moura (Secretaria de Administração e Abastecimento/SAAB); Angélica Cardoso Gama (Ofício da Infância e da Juventude do FR Santo Amaro) e Marina Alonso Guimarães (Juizado Especial Cível Central).
Comunicação Social – DM (texto) / KS (fotos)
imprensatj@tjsp.jus.br