Prédio Administrativo - Gráfica e Oficinas Gerais recebe programa Saúde Itinerante

Funcionários foram orientados sobre hábitos saudáveis.

        O prédio da gráfica e das oficinas do Tribunal de Justiça de São Paulo, localizado no Tatuapé, recebeu, nos últimos dias 26 e 27, o programa Saúde Itinerante. Ao todo, cerca de 130 pessoas foram atendidas, entre servidores, terceirizados e estagiários. Com uma equipe multidisciplinar composta por um médico, três enfermeiros, dois cirurgiões-dentistas, dois auxiliares de saúde bucal e cinco funcionários administrativos, a Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP), por meio da Diretoria de Assistência e Promoção de Saúde (SGP 4), levou dicas saudáveis e incentivou a adoção de hábitos que aumentam a qualidade de vida dos funcionários.

        Anita Salvadori Randi, enfermeira do TJSP, abriu a tarde de quinta-feira (27) palestrando sobre alimentação, tabagismo, alcoolismo, atividade física, sono, estresse e DST. Na sequência, um vídeo sobre higiene foi exibido. A auxiliar de saúde bucal Marta de Souza Horta deu algumas orientações sobre escovação e outras práticas que previnem doenças. Houve medição de pressão arterial, glicemia capilar casual, peso e altura. Também foi realizado o cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC) e de circunferência abdominal. Fumantes puderam fazer teste para medir níveis de intoxicação por monóxido de carbono.

        A novidade desta edição foi a realização de observação por meio da oroscopia, exame intrabucal que identifica possível câncer ou outro problema que necessite de tratamento. Detectada alguma irregularidade, o funcionário seguia para tratamento odontológico no consultório do próprio prédio ou era encaminhado a um posto de saúde.

        Segundo a coordenadora do Apoio Administrativo aos Eventos de Promoção de Saúde, Andréa Cristina Menezes Pires Corrêa, a intenção é levar, tanto para os prédios da capital como para comarcas do interior, informação e detectar algum mal para tratamento precoce. “O que temos percebido, e que consideramos de maior importância, é que muitos funcionários desconhecem a própria condição de saúde. Já pegamos casos de glicemia em que o servidor foi encaminhado imediatamente para o pronto-socorro”, contou a coordenadora.

        Mudanças comportamentais, como cessação do uso do tabaco e outras drogas e realização de procedimentos clínicos preventivos, são parte da base filosófica dos programas de saúde desenvolvidos pelo TJSP. A administradora do prédio, Izabel Cristina Morales, agradeceu a presença da equipe de saúde em nome de todos da unidade. “Foi uma iniciativa muito benéfica para nós, fiz questão de vier pessoalmente deixar meu ‘muito obrigada’. Ficamos aguardando o próximo evento”, disse.

 

        Comunicação Social TJSP – SB (texto) / KS (fotos)

        imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP