Crianças e adolescentes do “Adote um Boa-Noite” assistem a jogo no Estádio do Morumbi
SPFC é parceiro do TJSP na iniciativa.
No último sábado (6), crianças e adolescentes do projeto Adote um Boa-Noite tiveram uma tarde especial. 36 meninos e meninas que vivem em abrigos sob a jurisdição dos foros regionais de Santo Amaro e do Tatuapé e da Comarca de Campinas estiveram no Estádio do Morumbi para acompanhar a partida entre São Paulo e Palmeiras, válida pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro de Futebol. Essa é a terceira vez que o São Paulo Futebol Clube apoia o projeto.
Os jovens ganharam camiseta personalizada, entraram em campo com os jogadores e assistiram ao jogo em um camarote reservado. No intervalo, deram volta em torno do gramado carregando faixa com os dizeres da campanha, enquanto o sistema de som do estádio estimulava os torcedores a conhecerem o projeto do TJSP. “Esta é a terceira vez que venho e sempre acho legal, pois gosto muito de futebol”, disse o jovem Pablo, de 15 anos, da região de Santo Amaro.
Para o juiz assessor da Corregedoria Geral da Justiça e coordenador do projeto, Iberê de Castro Dias, a ideia é, além de proporcionar aos jovens momentos de lazer e diversão, “reforçar o protagonismo deles como sujeitos de direitos e colocá-los em um papel central”. “Eles sempre se mostram muito empolgados em participar de um evento como o que aconteceu hoje, com mais de 56 mil pessoas assistindo e eles como protagonistas, carregando a faixa diante de todo esse público. Isso gera um grande impacto em termos de autoestima e inclusão social.”
Assista ao vídeo com momentos da participação dos jovens na partida.
Adote um Boa Noite
Desenvolvida gratuitamente pela agência F/Nazca para o Tribunal de Justiça de São Paulo, a iniciativa tem o objetivo de mostrar crianças e adolescentes acolhidos como sujeitos de direitos, parte integrante da sociedade, além de estimular a chamada “adoção tardia”, principalmente de maiores de sete anos. No Brasil, cerca de 5 mil crianças e adolescentes aguardam para serem adotados, apesar de haver mais de 40 mil pretendentes. Desses, cerca de 39 mil optam por bebês e crianças menores, enquanto 92% dos jovens acolhidos têm entre 7 e 17 anos.
O nome da campanha remete a um momento de solidão das crianças abrigadas, que deixam de receber um beijo de “boa noite” do pai e da mãe ao se deitarem para dormir. Conheça mais no site www.adoteumboanoite.com.br.
Comunicação Social TJSP – AM (texto) / KS (fotos)