Cejusc e Prefeitura de Rio Claro firmam parceria sobre atendimento a idosos
Parceria busca solucionar conflitos pela conciliação.
O Centro Judiciário de Soluções de Conflitos e Cidadania (Cejusc) de Rio Claro, coordenado pelo juiz Wagner Carvalho Lima, e o Núcleo de Orientação ao Idoso da Prefeitura local firmaram parceria para expandir o atendimento à população da terceira idade no município. As pessoas com mais de 60 anos de idade que procurarem o novo serviço da Prefeitura e precisarem de atendimento judiciário serão encaminhadas ao Cejusc, que presta auxílio aos cidadãos na tentativa de solução de litígios, sem a necessidade de uma ação judicial, por meio de métodos alternativos, como a conciliação e a mediação.
O Cejusc atende demandas das áreas Cível e de Família, como pensão alimentícia, guarda de filhos, divórcio, acidentes de trânsito, dívidas com instituições bancárias, questões de vizinhança, serviços de água, luz e telefone, Direito do Consumidor e outros. O conciliador ou mediador é pessoa capacitada para a função, que ajuda os envolvidos na demanda a encontrarem uma solução, juntos, dentro da lei.
Não há limite de valor de causa. O interessado procura o Centro Judiciário para tentativa de acordo e sai com data e horário em que deve retornar para a sessão de conciliação. A outra parte recebe uma carta-convite. No dia marcado, conciliadores ou mediadores auxiliam os envolvidos a buscar uma solução para o problema, sob a supervisão do juiz coordenador. Se houver acordo, ele é homologado pelo magistrado e tem a validade de uma decisão judicial.
Serviço
Cejusc de Rio Claro
Endereço: Rua Sete, nº 830, 2º andar, sala 207 – Centro
Telefone: (19) 3524-4722 – Ramal 246
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas
Núcleo de Orientação ao Idoso da Prefeitura
Endereço:Rua Três, 945 – Paço Municipal
Telefone: (19) 3526-7144
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11 horas e das 13h30 às 16 horas
Comunicação Social TJSP – VT (texto) / divulgação (arte)