TJSP inicia atividades do Mês Nacional do Júri
270 julgamentos estão programados para novembro.
O Tribunal de Justiça de São Paulo pretende realizar 270 júris em todo o Estado durante o Mês Nacional do Júri, que acontece em novembro e tem o intuito de priorizar julgamentos de crimes dolosos contra a vida. O número foi anunciado hoje (5) pelo gestor do TJSP junto à Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp), desembargador Walter da Silva, em reunião com o presidente da Corte, desembargador Manoel de Queiroz Pereira Calças, e em encontro realizado no Gabinete da Presidência da Seção de Direito Criminal do TJSP.
Instituído pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Mês Nacional do Júri procura acelerar o julgamento de acusados de homicídio e tentativa de homicídio em todo o País. Na Capital estão pautados 110 processos, enquanto no Interior estão previstos 160. No total serão julgados 279 réus. Participarão dos trabalhos 94 magistrados de 85 varas.
A realização dos julgamentos terá o apoio do Comitê de Mobilização do Mês Nacional do Júri, coordenado pelo desembargador Walter da Silva. Composto por representantes de diversas instituições que atuam nos Tribunais do Júri, o Comitê auxiliará na solução de entraves à realização de julgamentos. “Agilizar a realização de júris é de fundamental importância”, afirmou o presidente da Seção de Direito Criminal, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia, que colocou a Seção à disposição para auxiliar o Comitê de Mobilização.
Também participaram da reunião o secretário de Estado adjunto da Administração Penitenciária, Luiz Carlos Catirse; a defensora pública coordenadora do Núcleo de Segunda Instância e Tribunais Superiores, Luciana Jordão da Motta Armiliato de Carvalho, representando o defensor público-geral; o coordenador-adjunto do Núcleo de Segunda Instância e Tribunais Superiores, defensor público João Felippe Reis; a diretora de Planejamento Estratégico do TJSP, Carmen Giadans Corbillon; e o coordenador da Diretoria de Planejamento Estratégico, Rodrigo Teixeira.
Comunicação Social TJSP – GA (texto) / RL (fotos)