Judiciário participa de homenagem ao professor Antonio Carlos Marcato

Presidente Pereira Calças palestrou no 3º CPPC.

 

        Organizado pelo Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP), Centro de Estudos Avançados de Processo (Ceapro) e Fundação Arcadas, o 3º Congresso Paulista de Processo Civil (3º CPPC), realizado ontem (29), em homenagem ao professor Antonio Carlos Marcato, no auditório da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, da Universidade de São Paulo (USP), contou com a presença do presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Manoel de Queiroz Pereira Calças, que proferiu palestra sobre Direito das empresas em recuperação, Direito Societário, Direito Processual Civil: Consolidação Substancial e Consolidação Processual na Recuperação Judicial. O evento, coordenado pela professora Ana Marcato, contou com a presença de magistrados, promotores de Justiça, advogados, professores e estudantes.

        Os integrantes da mesa condutora dos trabalhos, composta pelos desembargadores João Batista Amorim de Vilhena Nunes e José Horácio Cintra Gonçalves Pereira e pela procuradora do Estado e professora Mirna Cianci, também registraram suas homenagens.

        O presidente Pereira Calças agradeceu a oportunidade de agraciar um amigo de longa data. “Essa feliz iniciativa de homenagear um dos maiores juristas do nosso País e um dos maiores professores que já conheci me faz testemunha de uma história de vida que é paradigma para todos que atuam na área jurídica.” Ele ressaltou as qualidades profissionais de Antonio Carlos Marcato. “Sempre se destacou pela conduta fundamentada na ética, independência, autonomia, liberdade e seriedade e, para mim, é uma alegria imensa compartilhar dessa justa e merecida homenagem”, concluiu.

        A professora Mirna Cianci exaltou as virtudes do professor Marcato. “É uma honra imensa homenagear pessoa tão querida em nosso meio”, afirmou. O desembargador José Horácio Cintra Gonçalves Pereira relembrou a amizade entre ambos. “Quero registrar minha profunda gratidão e ressaltar a grandeza de Marcato, com destaque às suas qualidades de professor e jurista.”

        O encerramento do 3º CPPC foi realizado com palestra do professor Antonio Carlos Marcato, tendo como debatedores Ana Marcato e Ricardo Aprigliano. Durante o dia, as palestras contaram com nomes de grande representatividade na área jurídica e acadêmica entre eles o professor Dinamarco, os desembargadores Kazuo Watanabe e João Batista Amorim de Vilhena Nunes; o juiz Marcus Vinicius Kiyoshi Onodera; Cassio Scarpinella Bueno, Daniel Amorim Assumpção Neves, Daniel Penteado de Castro, Fabrizzio Vicente, Fernanda Tartuce, Maria Carolina Beraldo, José Carlos Baptista Puoli, Gláucia Mara Coelho, Rodolfo de Camargo Mancuso, Thiago Siqueira, Sidnei Amendoeira; Carlos Alberto Carmona, Teresa Arruda Alvim e Marcos Montoro. Entre os temas expostos: Monitória, Consignação em Pagamento, Dissolução de Sociedade, Inventário, Embargos de Terceiro, Ações Possessórias, Agravo de Instrumento, Recursos Especial e Extraordinário, Apelação, Aplicação dos Precedentes na Arbitragem, Precedentes x Ativismo Judicial e Precedentes e Modulação dos Efeitos.

        O tema abordado pelo presidente Pereira Calças foi o Enlace do Processo Civil com o Direito da Empresa em Crise e o Direito Societário.

        Sobre o homenageado: Antonio Carlos Marcato é graduado em Direito pela Universidade de São Paulo (1973), com mestrado (1984) e doutorado (1989) também pela USP. Em 1998 foi aprovado no concurso de Livre Docência e é professor Associado de Direito Processual Civil no Departamento de Direito Processual da USP nos cursos de graduação e pós-graduação. É sócio do escritório Marcato Advogados e atua nas áreas de Direito Civil, Direito Processual Civil, Direito Securitário e Arbitragem. É integrante do Conselho Jurídico da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Conjur) e árbitro da Câmara de Mediação e Arbitragem de São Paulo da mesma entidade. Também integra o Instituto Brasileiro de Direito Processual, o Instituto Ibero-americano de Direito Processual, a International Association of Law, a Academia Paulista de Direito, a Academia Paulista de Magistrados e a Associação dos Advogados de São Paulo (AASP). Foi promotor e procurador de Justiça do Ministério Público do Estado de São Paulo, juiz do Segundo Tribunal de Alçada Civil de São Paulo e desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo.

 

        Comunicação Social TJSP - VT (texto) / RL (fotos)

        imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP