Braz Martins Neto recebe o Colar do Mérito Judiciário

Advogado apresenta 45 anos de contribuições à Justiça.

 

        O Tribunal de Justiça de São Paulo concedeu, ontem (11), o Colar do Mérito Judiciário ao advogado Braz Martins Neto por seus méritos e relevantes serviços prestados à cultura jurídica. Estabelecido em 1973, o Colar é a maior condecoração do Tribunal paulista. “Nestes 44 anos, além dos desembargadores que ascendem à Corte, menos de uma centena de personalidades foram agraciadas, a demonstrar a relevância, seletividade e importância que o Tribunal dá a esta honraria”, afirmou o orador em nome do TJSP, desembargador Oscild de Lima Júnior.

        A solenidade foi realizada no Salão do Júri do Palácio da Justiça, sede da Corte. A cerimônia foi brindada com apresentação do Coral da Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo (Caasp), regido pelo maestro José Antunes, que entoou o Hino Nacional e o Hino do Tribunal.

        Coube ao desembargador Oscild de Lima Júnior, amigo do homenageado há mais de uma década, delinear os motivos da condecoração e apresentar o laureado.  Graduado pelas Arcadas em 1973, Braz Martins Neto advoga com sucesso há 45 anos. “É conhecido neste Tribunal por seu vasto cabedal jurídico e por sua excelente oratória, trazendo em suas sustentações orais sempre a lhaneza de trato com todos os presentes e a abordagem precisa dos pontos fundamentais para o deslinde das causas”, ressaltou o orador.

Sempre preocupado em contribuir com a classe, teve destacada atuação na Ordem dos Advogados do Brasil – Seção São Paulo, contribuindo em diversas áreas e ocupando as funções de presidente do Tribunal de Ética e Disciplina; presidente da Comissão de Estágio e Exame da Ordem; corregedor do Tribunal de Ética e diretor-geral da Escola Superior da Advocacia. Atualmente é o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados. “Dr. Braz Martins, receba o respeito e a devoção de todos nós do Tribunal de Justiça, neste momento de reconhecimento e carinho. Parabéns pela merecida homenagem”, encerrou o desembargador.

        Braz Martins Neto ocupou a tribuna e fez um passeio pela história de sua vida a partir das datas que marcaram sua trajetória, iniciada em 30 de março de 1950, na cidade de Adamantina (SP), onde passou a infância e adolescência. Entre os marcos elencados por ele estão a ida para São Paulo aos 15 anos, o casamento com Marcia Regina Moya Martins, o nascimento das filhas e a abertura de seu escritório. “Hoje, vejo-me realizado pelo que fiz e como fiz. Se a história se repetisse não haveria nada para mudar – senão a antecipação do casamento com Marcia –, pois, mercê dessa história é que está o valor do êxito que alcancei, a exata dimensão do que sempre projetei nos meus sonhos”, declarou ele. “A láurea que hoje recebo é o final irremovível de meu curriculum, por ser, inegavelmente, o maior dos sonhos de qualquer advogado”, garantiu.

        O presidente do TJSP, desembargador Manoel de Queiroz Pereira Calças, encerrou a solenidade com seu testemunho das qualidades presentes no advogado e que fazem jus ao galardão. “Ao longo de minha carreira de magistrado temos tido contato constante em diversas situações. Lembro-me perfeitamente de sua atuação impecável como grande defensor da ética e da moral”, contou o presidente. “Vossa Excelência atua com notável maestria como um grande e exigente aplicador das regras da ética, da moral e dos bons costumes no exercício profissional”, continuou o presidente. “Posso atestar que em todas as circunstâncias profissionais que vivemos nesta Corte de Justiça, ao longo de muitos anos, Vossa Excelência sempre se destacou como advogado modelo, que prestou enormes serviços ao Tribunal de Justiça.”

        Também prestigiaram a homenagem o vice-presidente do TJSP, desembargador Artur Marques da Silva Filho; o corregedor-geral da Justiça do Estado de São Paulo, desembargador Geraldo Francisco Pinheiro Franco; o membro honorário vitalício e conselheiro federal da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção São Paulo, Luiz Flávio Borges D’Urso, representando o presidente; o vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Estado de São Paulo (TRE-SP) e corregedor regional eleitoral, desembargador Waldir Sebastião de Nuevo Campos Júnior; o presidente da Federação Latino-Americana de Magistrados, desembargador Walter Rocha Barone; o pró-reitor de Cultura e Relações Comunitárias da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, desembargador Antonio Carlos Malheiros; o ex-presidente do TRE-SP, desembargador Mário Devienne Ferraz; o diretor do Departamento de Segurança da Associação Paulista de Magistrados, coronel PM Antonio Augusto Neves, representando o presidente; o diretor de Relações Institucionais do Instituto dos Advogados de São Paulo, Elio Antonio Colombo Junior; o 2º secretário da Associação dos Advogados de São Paulo, Rogério de Menezes Corigliano, representando o presidente; o presidente da Sociedade Philatélica Paulista, Mario Xavier Junior; o vice-presidente da Federação Internacional de Filatelia, Reinaldo Estevão Macedo; a esposa do homenageado, Marcia Regina Moya Martins; a mãe, Nely Tereza Pinheiro Martins; as filhas Tatiana Moya Martins, Patrícia Moya Martins Kaddissi e  Mônica Moya Martins Wolff; a irmã Flávia Martins Guerra; os genros Kalhil Kaddissi e Marcos Junqueira Wolff; e os netos Isadora, Nicolas e Thomas; demais desembargadores, juízes, integrantes do Ministério Público, defensores públicos, advogados, militares, familiares e servidores da Justiça.

        Mais fotos no Flickr.

 

        Comunicação Social TJSP – GA (texto) / AC (fotos)

        imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP