Exposição no Fórum de Piracicaba homenageia cartunistas da cidade
‘Piracartum’ marca os 45 anos do Salão de Humor.
O Fórum de Piracicaba recebe a exposição “Piracartum”, uma homenagem a 32 cartunistas e ilustradores nas comemorações dos 45 anos do Salão Internacional de Humor da cidade. A mostra fica em cartaz até 22 de fevereiro, das 12 às 18h30, no hall de entrada do prédio.
Estão expostos trabalhos que representam diferentes épocas da presença do cartum e do humor gráfico na imprensa local e nos Salões de Humor promovidos na cidade. Além disso, expõe o trabalho de ilustradores contemporâneos locais, que fazem colaborações artísticas para os sindicatos americanos de histórias em quadrinhos, como Andrei Bressa, Rafael de Latorre, Lucas Leibholz e Marcelo Maiolo.
Da primeira geração, há 45 anos, desde os jornais impressos na época, passando pela revista Mirante, estão os trabalhos de Edson Rontani, Renato Wagner e Derli Barroso. A mostra conta, ainda, com cartuns e caricaturas de Rudinei Bassete, Peninha, Fasto Longo e Douglas Mayer, publicados nos jornais “O Diário”, “A Província”, “Aldeia”, entre outros. Além disso, podem ser conferidas as obras do caricaturista Erico San Jan, do chargista Erasmo Spadotto e do desenhista e artista plástico Eduardo Grosso, no Jornal de Piracicaba e as histórias em quadrinhos de Willian Hussar.
Essas obras foram avaliadas por jornalistas de Piracicaba e de várias cidades brasileiras, que integram o Comitê Editorial da Associação dos Amigos do Salão de Humor de Piracicaba (AHA). A instituição auxiliou na pesquisa, documentação e seleção das obras e dos atores para o livro do mesmo nome. Agora, transformada em exposição, já percorreu diversos locais, como o Centro Cultural e Recreativo Cristóvão Colombo, e agora ficará durante 30 dias no hall do Fórum. Depois, a mostra segue para a Câmara Municipal e para a Escola de Engenharia de Piracicaba, onde encerra o ciclo, que começou no dia 19 de setembro, na reabertura do Teatro Municipal dr. Losso Neto.
Para o diretor do Centro Nacional de Documentação, Pesquisa e Divulgação do Humor Gráfico de Piracicaba (CEDHU) e um dos homenageados da mostra, Erasmo Spadotto, “foi uma feliz lembrança do professor Adolpho Queiroz e da equipe da AHA, que nos concederam a oportunidade de termos o nosso trabalho editado, transformado em exposição e em livro digital, que já circula nas redes com um alcance magnífico”, afirmou.
Serviço:
Exposição "Piracartum"
Local: Fórum dr. Francisco Morato - Rua Bernardino de Campos 55 -Piracicaba
Horário: 12 às 18h30
Comunicação Social TJSP - VT (texto) / Divulgação (fotos)
imprensatj@tjsp.jus.br