Fóruns promovem exposições culturais
Eventos em Itanhaém, Sorocaba e Piracicaba.
Veja a programação de eventos culturais no mês de março:
Itanhaém
Exposição “Carnaval Cultural - Entre Histórias”
Até 22/3, das 12h30 às 18h30
Local: Fórum de Itanhaém (Avenida Rui Barbosa, 867 – Centro)
A ação é resultado de parceria entre o Departamento de Cultura da Prefeitura Municipal, da Ordem Iniciática do Cruzeiro Divino (OICD) e do Ilé Funfun Àsè Awo Oso Òògun.
Banners, com fotografias e informações, narram a história da origem do samba no Brasil, seus subgêneros e relações com as comunidades afro-brasileiras, além da fundação das primeiras escolas de samba e blocos, com seus principais artistas.
A exibição ainda presta homenagem a dois blocos carnavalescos da cidade – a União dos Amigos Independentes (UAI) e o bloco Unidos da Marechal Rondon –, com três manequins fantasiados. Por meio de fones de ouvido, os visitantes podem ouvir composições que retratam a memória do samba, de Chiquinha Gonzaga à Noel Rosa.
Piracicaba
Exposição “Mulheres da APAP”
De 6/3 a 5/4, das 12h30 às 18 horas
Local: Espaço Cultural do Fórum Dr. Francisco Morato (Rua Bernardino de Campos, 55 – Bairro Alto) – 1º andar
Em comemoração ao Dia Internacional das Mulheres, a Associação Piracicabana dos Artistas Plásticos (Apap) homenageia a sensibilidade, determinação, dinamismo, postura realizadora, comprometimento com a família e comunidade de todas as mulheres.
A mostra conta com a participação de artistas mulheres, associadas da APAP, que escolheram e enviaram algumas obras de sua autoria, apresentando um pouco de sua arte.
Exposição “Olhares Reminiscentes”
De 7/3 a 5/4, das 12h30 às 18 horas
Local: Espaço Cultural do Fórum Dr. Francisco Morato (Rua Bernardino de Campos, 55 – Bairro Alto) – andar térreo
A mostra, que abordará a imigração japonesa em Piracicaba, é composta por 34 painéis com fotografias em preto e branco de Sidney Júnior e Thaís Passos, além de ilustrações do estudante de design Felipe Stevanatto, sob curadoria dos repórteres fotográficos Davi Negri e Fabrice Desmonts. A proposta é ilustrar o sentimento, a história e o orgulho japonês, a partir de relatos de personagens. As imagens foram captadas durante a produção do documentário “Kansha: 100 anos da imigração japonesa em Piracicaba”.
Sorocaba
Exposição “Cores do Brasil”
De 11/3 a 22/3, das 12h30 às 19 horas
Local: Fórum da Comarca de Sorocaba (Rua Vinte e Oito de Outubro, 691 – Jardim do Paço)
O Fórum de Piracicaba recebe exposição do artista Ricardo Ardente, que também é engenheiro químico e perito judicial. A mostra trará 10 telas pintadas a óleo nos formatos 80X60 e 70X50, com paisagens tipicamente brasileiras. Entre as cidades homenageadas estão São João del-Rei, Diamantina, Rio de Janeiro, Angra dos Reis e Sorocaba. Na abertura da exposição (11), o pintor levará um cavalete para demonstração da produção das telas.
Comunicação Social TJSP – MF e VT (texto) / Divulgação (fotos)