TJSP na Mídia: Curso para homens agressores é destaque no Los Angeles Times
Jornal acompanhou projeto da Comarca de Santo André.
O jornal norte-americano Los Angeles Times publicou matéria, na edição do último dia 4, sobre violência contra a mulher no Brasil e abordou cursos realizados com agressores para a reeducação desses homens. O texto destaca o projeto “E agora José?”, da Comarca de Santo André, que tem a participação das juízas Teresa Cristina Cabral Santana, integrante da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Comesp), e Milena Dias.
A correspondente Jill Langlois acompanhou algumas sessões do curso. A matéria destaca que, para estimular a reflexão, o grupo discute questões como ideologias misóginas, sexistas e patriarcais através de experiências cotidianas. “Os direitos das mulheres, a masculinidade e como alguém se torna homem são alguns dos tópicos mais amplos que os participantes debatem entre si e com os facilitadores de grupo, que são frequentemente psicólogos, sociólogos, assistentes sociais e advogados.”
Dois participantes do curso que concordaram em conceder entrevista falaram sobre a mudança de comportamento após os encontros. O baixo índice de reincidência entre os frequentadores foi um dos aspectos positivos apontados na matéria. De acordo com Flávio Urra, psicólogo e sociólogo que coordena o “E Agora, José?”, nenhum homem que participou de seu grupo voltou a cometer atos de violência contra a mulher.
“Como o Brasil continua registrando índices surpreendentes de violência doméstica e feminicídio, terapeutas, promotores, juízes e ativistas para os direitos das mulheres concordam em uma coisa: se salvar as mulheres de se tornarem vítimas é a meta, trabalhar com homens é a resposta”, escreveu a jornalista.
Leia a reportagem no link www.latimes.com/world/la-fg-brazil-domestic-violence-20190304-story.html. Para traduzi-la para o português, abra a matéria pelo navegador Google Chrome e, na parte superior (barra de endereço), clique no ícone localizado à direita – “Traduzir esta página”.
Comunicação Social TJSP – CA (texto) / AC (foto)
imprensatj@tjsp.jus.br