Reunião do Gaorp resulta em acordo para desocupação de área no Tatuapé
Grupo busca a solução pacífica de conflitos.
O Grupo de Apoio às Ordens Judiciais de Reintegração de Posse (Gaorp) realizou nova reunião nesta segunda-feira (25). Desta vez a discussão foi sobre uma área ocupada na Rua Tuiuti, números 1.338, 1350 e 1.372, bairro do Tatuapé, zona leste da Capital, pertencente a uma universidade. Essa foi a segunda reunião promovida pelo Gaorp para analisar a questão, em continuidade àquela realizada em 25 de fevereiro.
Segundo informações dos autos, o imóvel ocupado é composto por um prédio antigo, com piso superior, degradado pelo tempo. A ocupação, que existe desde 1º de dezembro de 2016, conta com 21 famílias, inclusive com idosos, crianças, gestantes e muitos imigrantes.
Após as exposições dos participantes foi acordado o seguinte: os ocupantes deverão sair da área até o dia 1º de julho, ficando a proprietária do imóvel responsável pelas despesas da desocupação, limitadas a R$ 5 mil, e pelo pagamento de R$ 30 mil, à título de indenização - valor a ser depositado nos autos até o dia 1º de junho.
Essa quantia será disponibilizada às famílias até 15 de junho, por meio do escritório conveniado, que fará lista atualizada das famílias ocupantes e coordenará a forma de recebimento dos valores pelos ocupantes.
A universidade colocou à disposição das famílias os serviços de extensão universitária já oferecidos à comunidade e avaliará a possibilidade da conceder algumas bolsas de estudo aos ocupantes habilitados.
A reunião foi presidida pela juíza assessora da Presidência do Tribunal de Justiça de São Paulo Ana Rita de Figueiredo Nery e teve a presença da juíza da 5ª Vara Cível do Foro Regional do Tatuapé, Marcia Cardoso, responsável pelos autos em questão. Representantes dos poderes Executivo e Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, Polícia Militar e Defesa Civil também participaram do encontro.
Processo nº 1011261-28.2017.8.26.0008
Comunicação Social TJSP - VT (texto) / KS (foto)