TJSP na Mídia: “O Estado de S. Paulo” retrata o Arquivo da Corte
Milhões de processos serão enviados do Ipiranga para Jundiaí.
O jornal “O Estado de S. Paulo” publicou, nesta quarta-feira (3), reportagem intitulada “Tribunal de Justiça vai transferir 9,5 milhões de processos da capital para Jundiaí”. O texto trata da realocação do acervo armazenado na sede do Arquivo, localizado no bairro do Ipiranga, zona sul da Capital, e os benefícios da iniciativa, notadamente a previsão de redução anual de 47,8% nas despesas do setor, atualmente de R$ 15,9 milhões ao ano.
A matéria, que contou com foto e chamada na primeira página do jornal, destaca que somente a locação do imóvel custa ao Tribunal cerca de R$ 8,4 milhões por ano. Em entrevista, o vice-presidente da Corte e presidente da Comissão de Arquivo, Memória e Gestão Documental, desembargador Artur Marques da Silva Filho, explicou que, com a mudança, a gestão do Arquivo será unificada. "A manutenção será da empresa, e não mais do Tribunal. E os recursos economizados serão aplicados pelo Tribunal na atividade-fim, em julgamentos e conciliações", declarou o magistrado.
A reportagem traça um perfil do Arquivo e seus números superlativos, importância na preservação da história paulista e esforços empreendidos pelo Tribunal e seus integrantes para dar conta dos milhões de processos. Confira a matéria na íntegra.
Comunicação Social TJSP – GA (texto) / MC (arte)
imprensatj@tjsp.jus.br