Adoção e apadrinhamento afetivo ganham apoio de estúdio de cinema

Campanha mostra sonhos e talentos de jovens acolhidos.

 

        Adolescentes que vivem em abrigos da região de Santo Amaro participaram de uma campanha para divulgar à população informações sobre adoção tardia e apadrinhamento afetivo. Com o apoio do Tribunal de Justiça de São Paulo, a agência de publicidade J. Walter Thompson criou peças aproveitando o lançamento do filme Shazam!, da Warner e DC Comics, que conta a história de um menino de 14 anos que vivia em casas de acolhimento. Veja aqui como foi o dia.

        A campanha, que também conta com a colaboração da Associação Maria Helen Drexel (AMHD), é composta por vídeos curtos com a participação dos jovens. As peças, associadas ao filme de super-herói, mostram os talentos e sonhos dos adolescentes. Também foram gravadas cenas que aparecem ao trailer de divulgação do longa-metragem. Nelas, os jovens convidam: “Quer conhecer outros super-heróis da vida real? Então acesse www.helendrexel.org.br”.

        No site da AMHD, uma organização civil que acolhe crianças e adolescentes, o internauta pode conferir o material produzido com os adolescentes e, também, um vídeo com a juíza da Vara da Infância e da Juventude de Santo Amaro, Maria Silvia Gomes Sterman, com informações sobre adoção e programas de apadrinhamento.

 

        Divulgação

        O TJSP apoiou a campanha para incentivar a divulgação das pautas da Infância e Juventude. O apadrinhamento afetivo tem por objetivo resgatar o direito de convivência familiar e comunitária de crianças e adolescentes acolhidos com remotas perspectivas de adoção ou retorno à família. Os jovens acolhidos têm a possibilidade de criar laços com pessoas interessadas em ser um padrinho/madrinha, voluntários que se dispõem a manter contato direto com o “afilhado”, podendo sair para atividades fora do abrigo, como passeios, festas de Natal, Páscoa etc. Dessa forma, são vivenciadas experiências que auxiliam no processo de valorização da autoestima. Mais informações em www.tjsp.jus.br/ApadrinhamentoAfetivo

        A adoção, muito mais do que uma relação de afeto e solidariedade, é uma demonstração do amor incondicional de quem deseja se tornar um pai e uma mãe de criança, adolescente, independentemente de sua origem e sem distinção com os filhos biológicos. Não é um ato de caridade e não serve para preencher as lacunas existenciais e emocionais de quem pretende adotar, devendo a adoção se fundar em motivos legítimos e ser benéfica ao grupo familiar formado pelos adotantes e sua prole. Não há custo algum para adotar, apenas tempo, comprometimento e dedicação investidos pelos interessados que serão recompensados pela concretização de um destino compartilhado com os novos membros da família. Mais informações em www.adotar.tjsp.jus.br

 

        Evento

        No último sábado (30), adolescentes acolhidos participaram de uma sessão exclusiva da pré-estreia do filme Shazam!. O evento contou com a participação do juiz assessor da Corregedoria Geral da Justiça (CGJ), Iberê de Castro Dias, e da juíza Maria Silvia Sterman. De acordo com a magistrada, é fundamental mostrar que crianças e adolescentes de abrigos são como todos os outros. “Algumas pessoas devem perder o preconceito que ainda existe na sociedade ao achar que são jovens diferentes”, disse.

        Também participou do evento uma madrinha afetiva, Mônica Fragoso: “Li no jornal sobre o programa de apadrinhamento há uns cinco anos. Tempos depois, fiz o treinamento, que demorou entre um mês e meio e dois meses e foi muito bom, fundamental para entender como seria todo o processo. Foi, então, que conheci a Kethellyn, de quem sou madrinha há quase três anos. Tenho falado para todo mundo sobre esse programa, que é maravilhoso, as pessoas ainda não conhecem. Os jovens saem muito cedo dos abrigos, aos 18 anos. É essencial que eles tenham um adulto por perto com quem possam contar”.

 

        Comunicação Social TJSP – SB (texto) e Divulgação (fotos)

        imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP