TJSP na Mídia: Globo exibe reportagens sobre o Arquivo e ameaças a magistrados

Matérias destacam iniciativas da Corte.

    A Rede Globo exibiu reportagens que tratam de diferentes desafios à Justiça brasileira e os esforços do Tribunal de Justiça de São Paulo em superá-los. O canal GloboNews veiculou, neste domingo (7), matéria sobre as constantes ameaças à segurança de magistrados, promotores, oficiais de Justiça e servidores em geral. Já o Jornal Hoje desta segunda-feira (8), abordou o arquivamento de processos em papel e entrevistou o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Manoel de Queiroz Pereira Calças, que defendeu mudanças na legislação.

 

    “Justiça Sob Ameaça”

    O Tribunal de Justiça de São Paulo foi o destaque do segundo e último bloco do programa, sendo citado como referência na implantação de sistemas de segurança. O juiz assessor da Presidência Leandro Galluzzi dos Santos falou sobre o Centro Integrado de Monitoramento (CIM), responsável pela vigilância do TJSP desde 2017. De acordo com o magistrado, o sistema abrange, hoje, 33% das Varas do Estado de São Paulo, escolhidas por serem as de maior movimento ou as mais preocupantes. A previsão é de que, nos próximos anos, todos os Fóruns do Estado sejam monitorados 24 horas, sete dias por semana, através do sistema de Inteligência Artificial.

    Já a juíza Tatiane Moreira Lima, que há três anos sofreu tentativa de homicídio dentro do Fórum, disse que, atualmente, confia muito mais nos mecanismos de segurança de proteção para os juízes do Brasil. “O que aconteceu comigo foi um marco divisório para a implantação de sistemas de segurança nos Fóruns em geral, que era muito precário”, falou.

    Assista aqui.

 

    Jornal Hoje

    A matéria, exibida na tarde de hoje (8), mostrou os altos custos do arquivamento de processos em papel e falou da importância de mudanças na lei para permitir que apenas documentos com valores jurídico e histórico sejam preservados.

    Ao ser entrevistado, o desembargador Pereira Calças declarou que, “havendo nova lei federal, e essa matéria é de competência do Congresso Nacional, nós poderíamos eliminar um número de processos muito grande, de modo que não tivéssemos sequer que criar, estabelecer metadados ou outros mecanismos que também implicariam excesso de despesa para todos os Tribunais do país”.

    Confira na íntegra.

 

    Comunicação Social TJSP – SB (texto) / MC (arte)

    imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP