Comarca de Peruíbe recebe posto do Cejusc
Magistrados e autoridades participaram do evento.
A solenidade de instalação do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da Comarca de Peruíbe foi realizada no último dia 17, em sua sede, que fica na Avenida Governador Mario Covas Júnior, 1755 - bairro Stella Maris.
A cerimônia foi presidida pelo integrante do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), desembargador José Roberto Coutinho de Arruda, que representou o presidente da Corte, desembargador Manoel de Queiroz Pereira Calças.
Ao discursar, o magistrado ressaltou a importância do Cejusc e da conciliação como método de resolução de conflitos. Também ocuparam a tribuna a juíza diretora do fórum e coordenadora do novo Cejusc, Danielle Camara Takahashi Cosentino Grandinetti, o vice-prefeito de Peruíbe, André Luiz de Paula, representando o prefeito, e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Subseção de Peruíbe, Helio Marcos Pereira Junior.
Prestigiaram a solenidade o presidente da Câmara Municipal de Peruíbe, vereador Paulo Carlos de Oliveira Junior; a diretora do Fórum e Coordenadora do Cejusc da Comarca de Itanhaém, juíza Helen Cristina de Melo Alexandre; o juiz 2º juiz substituto da Circunscrição Judiciária de Santos, Anderson José Borges da Mota, respondendo pela 1ª Vara da Comarca de Peruíbe; o promotor de Justiça de Peruíbe, Orlando Brunetti Barchini e Santos; a coordenadora da 7ª Região Administrativa Judiciária (RAJ) de Santos, Elisabete Aparecida da Silva, representando o diretor da 7ª RAJ; Walcyr Pereira Matias, representando o presidente da Associação Comercial dos Corretores de Imóveis de Peruíbe; o coordenador do Curso de Direito da Faculdade de Direito de Peruíbe, Rodrigo Oliveira Ragni Castro Leite; e o Tabelião de Notas e de Protesto de Letras e Títulos da Comarca de Peruíbe, Fabricio Marchi de Brito.
A solenidade contou, ainda, com a presença da Banda da Escola Municipal Livre de Música de Peruíbe, que tocou o Hino Nacional, sob a regência da maestrina Elizete da Silva Pires.
Os Cejuscs atendem demandas das áreas Cível e de Família, como Direito do Consumidor, cobranças, regulamentação ou dissolução de união estável, guarda e pensão alimentícia, regulamentação de visitas, entre outras. Não há limite de valor da causa. O interessado procura o Centro Judiciário para tentativa de acordo e sai com data e horário em que deve retornar para a sessão de conciliação. A outra parte recebe uma carta-convite. No dia marcado, conciliadores ou mediadores auxiliam os envolvidos a buscar uma solução para o problema, sob a supervisão do juiz coordenador. Se houver acordo, ele é homologado pelo magistrado e tem a validade de uma decisão judicial.
Serviço
Cejusc de Peruíbe
Endereço: Avenida Governador Mario Covas Júnior, 1755 - Stella Maris
Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas
Comunicação Social TJSP – VT (texto) / Divulgação (fotos)
imprensatj@tjsp.jus.br