CIJ promove palestra sobre cuidados na primeira infância

Exposição foi feita pelo professor Ivan Roberto Capelatto.

 

    A Coordenadoria da Infância e da Juventude (CIJ), em parceria com a  Escola Paulista de Magistratura (EPM), promoveu nesta quinta-feira (30) o encontro “A Importância dos Primeiros Anos de Vida na Saúde Mental da Criança e do Adolescente”, com palestra do professor e psicoterapeuta Ivan Roberto Capelatto. O evento ocorreu no Fórum João Mendes Junior e contou com total de 850 inscritos em modo presencial e distância. O vice-coordenador da CIJ, desembargador Reinaldo Cintra Torres de Carvalho, participou do evento.

    Capelatto é mestre em psicologia clínica pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas e colaborador da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) com o Projeto de Vida. Durante cerca de duas horas, ele expôs como a educação seguida de um olhar cuidadoso – e com embasamento científico – na primeira infância é capaz de criar adultos mais saudáveis.

    De acordo com ele, o desenvolvimento psicológico da criança e do adolescente é composto por quatro fases: a oral, que vai até os 18 meses; a fase anal, dos 18 aos 54 meses; a fálica, dos quatro aos seis anos; a fase de latência, entre os seis e os 11 anos; a adolescência, que vai dos 11 anos aos 18; e a fase genital, ou maturidade, que começa aos 18 anos.

    Para que se alcance o que ele chama de “sentimento de pertencimento”, regido pela ética interna, compaixão e empatia – primeira tríade saudável e lúcida que rege a vida dos indivíduos – é necessário que se tenha um cuidado especial na fase oral, principalmente nos 12 primeiros meses de vida da criança. “Quando as pessoas não têm um ‘sentimento de si mesmas’, elas perdem a ambiência e acabam indo para o caminho das drogas, do tráfico ou até mesmo cometem suicídio. E crianças que não tiveram um bom primeiro ano de vida não vão conseguir construir esse sentimento, estando à mercê de todos esses problemas”, explicou Capelatto.

    Ao final do seminário, o palestrante respondeu perguntas do público e recebeu certificado de participação entregue pelo desembargador.

 

    Comunicação Social TJSP – AA (texto) / DG (fotos)
    
imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP