Juízes do Deecrim se reúnem com diretores de unidades prisionais da 6ª RAJ
Objetivo é desburocratizar o sistema.
Os juízes responsáveis pelo Departamento Estadual de Execuções Criminais (Deecrim) da 6ª Região Administrativa Judiciária - Ribeirão Preto (6ª RAJ), José Roberto Bernardi Liberal, Hélio Benedini Ravagnani e Guacy Sibille Leite, reuniram-se no início de junho com os diretores das 17 unidades prisionais da região, com o objetivo de discutir melhorias dos procedimentos e práticas rotineiras que são adotadas nas unidades e consequente desenvolvimento do serviço prestado.
Segundo o juiz corregedor do Deecrim, José Roberto Bernardi, existe uma comunicação muito boa entre o Departamento e as unidades prisionais, mas a reunião foi marcada para que fossem feitas sugestões mútuas que, mesmo de forma simples, podem facilitar tornar ainda mais eficiente o trabalho nas penitenciárias.
"Estamos em busca de um alinhamento de trabalho ainda maior entre o Deecrim 6 e as unidades prisionais. Por exemplo, sugerimos a padronização do atestado de remição de pena, pois atualmente cada unidade adota o próprio modelo. Almejamos desburocratizar o sistema o quanto possível, com o escopo de alcançarmos, cada vez mais, uma prestação jurisdição justa, célere e eficiente”, ressaltou o juiz Liberal.
A reunião, que durou cerca de 4 horas, também levantou a questão da remição através do estudo, no caso, um clube de leitura, chamado de “Lendo para a Liberdade”, que aos poucos está sendo implementado nas penitenciárias da 6ª RAJ, incentivando os presos à leitura e, com isso, a diminuição do cumprimento da pena. Das 17 unidades, apenas 4 ainda não têm este espaço.
Comunicação Social TJSP – FR (texto) / FG (fotos)
imprensatj@tjsp.jus.br